Conheça os jurados do Carnaval Virtual 2018

O Carnaval Virtual 2018 já começou e os jurados já estão a postos. Conheça o perfil de cada um jurado dos 6 quesitos do Carnaval Virtual.

ALEGORIAS

ÍTALO VIGGIANI – Ítalo Viggiani é aderecista da Mangueira e São Clemente, bem como professor de Ética e Cidadania. Formado em Alegorias e Adereços pela LIESA, Ítalo também tem curso superior em Produção Cultural pelo IFRJ e de Alegorias e Fantasias com carga horária de 64 horas. Trabalhou como aderecista na Mangueira, Caprichosos de Pilares, Grande Rio e Beija Flor e é um grande apaixonado pela cultura brasileira e em especial o Carnaval. Julgou em 2017 Alegorias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-upERNANI PEIXOTO – Ernani Peixoto possui graduação em curso superior de Moda pela Universidade Veiga de Almeida – UVA. É professor de Produção de Moda, Programador visual e Vitrinista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Moda e Carnaval. Como julgador tem experiência nos quesitos: Alegorias e Adereços, no carnaval de Porto Alegre e Grupo E-RJ (2016), Rainha de Bateria Mirim no Desfile das Escolas de Samba Mirim – RJ (2010,2012,2013), Fantasias no Desfile  das Escolas de Samba do grupo B-RJ, e ainda fez parte da comissão julgadora de Harmonia no grupo especial no RJ e em Guaratinguetá 2000,1999 e 1993,1994. Julgou em 2017 Alegorias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, oceano, praia, atividades ao ar livre e águaTHIAGO LACERDA – Thiago Lacerda é professor de história graduado na PUC-RJ. Trabalha na Rede Municipal de Ensino de Araruama e na FAETEC-RJ. Atualmente faz mestrado em história também na PUC-RJ. No carnaval tem participação como coordenador do Sambanet desde 2001. Já foi julgador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015 e 2016) e Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013). Em 2016 julgou enredo no Grupo E e também nos desfiles das escolas mirins – (entre 2013 e 2016). No Carnaval Virtual foi julgador de Enredo no Grupo de Avaliação da Virtua Folia. Julgou em 2017 Alegorias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoCAROLINA TARIF – Carolina Tarif é farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de São Paulo – USP. No carnaval, foi diretora do departamento de Alegoria da Unidos de Vila Maria, durante 7 anos (2011 a 2017), sendo responsável por destaques e composições da escola, montagem das plantas baixas e alocação dos componentes dos carros alegóricos na avenida. Todos esses anos, acompanhou ativamente todas as atividades relacionadas ao projeto de alegorias no barracão da escola, desde a concepção inicial  até a montagem final na concentração, auxiliando em todas as etapas. Além disso, já atuou no departamento cultural  e participou ativamente na elaboração da pasta dos jurados (todos os quesitos) da escola para a LIGA/SP,  em 2017. Julgou em 2017 Alegorias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

 

CONJUNTO

A imagem pode conter: Iridio Sergio, sorrindo, em péIRÍDIO SÉRGIO – Irídio Sérgio Cordeiro é Advogado, entusiasta, colecionador, pesquisador de carnaval, componente da Beija-Flor de Nilópolis. Estreou como julgador no Carnaval Virtual da Liesv em 2007, ao ser aprovado em primeiro lugar na seleção para Julgadores daquele carnaval. Desde então, são mais de 10 anos consecutivos acompanhando e admirando todo o trabalho da LIESV.

 

A imagem pode conter: Willian Tadeu, close-upWILLIAN TADEU – Willian Tadeu é historiador, carnavalesco e compositor. Mestre em História pela UDESC com pesquisa sobre a narratividade dos desfiles de escolas de samba, atualmente é carnavalesco da Embaixada Copa Lord, em Florianópolis. Na mesma cidade, teve passagem marcante pela Protegidos da Princesa, onde atuou por 10 anos em diferentes funções, vencendo consecutivamente o concurso de samba. Já teve sambas e enredos em diversas cidades do país, como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Uruguaiana. Na LIESV, presidiu a União do Samba Brasileiro, sendo bicampeão em 2008 e 2009 e já foi jurado de Conjunto e Enredo em várias ocasiões.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoRAFAEL MARÇAL – Rafael Marçal é Operador de Frota e Técnico em Logística. No carnaval, acompanha os desfiles das escolas de samba desde 1991 contribuindo para Departamentos Culturais, participando de palestras e coberturas carnavalescas. É historiador e possui um vasto acervo áudio-visual dos desfiles, especialmente dos Grupos de Acesso, onde realiza a filmagem das escolas participantes dos desfiles da Intendente Magalhães desde 2005. Integrante da Premiação S@mba-Net desde 2001, afastando-se nos anos de 2012 a 2015 por outras atribuições conflitantes no meio. Um dos responsáveis pelo retorno da escola de samba Unidos de Bangu, presidindo a mesma no período compreendido entre 2012-2015. No carnaval virtual, acompanhou seu início participando de uma escola filiada, a Tradição de Bangu, a qual inovou ao trazer a linguagem visual de gifs e flashs para o carnaval virtual.

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculosGABRIEL HENRIQUE – Gabriel Henrique é graduando em História (5o período) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como monitor pedagógico na Oficina das Artes SJC e monitor de História do Brasil Império na própria UFRJ. Sua pesquisa acadêmica é desenvolvida no Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA) no Instituto de História e no Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Observatório de Carnaval (LABEDIS/OBCAR) na Faculdade de Letras, ambos da UFRJ. Sua pesquisa volta-se para a análise das representações carnavalescas nos enredos históricos dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. No ano de 2017, apresentou um trabalho sobre o desfile da Imperatriz Leopoldinense em 2000 sobre o Descobrimento do Brasil na Semana de Integração Acadêmica (SIAc) e um trabalho articulando os desfiles da Unidos de Vila Isabel e da Estação Primeira de Mangueira no ano de 1988, ambos sobre a Abolição da Escravatura, na Semana de História da UFRJ (SHUFRJ). Atuou também como jurado do quesito Enredo no ano de 2018 pela União das Escolas de Samba de Maquete (UESM).

 

ENREDO

Nenhum texto alternativo automático disponível.RAFAEL DOS SANTOS MOREIRA – Rafael Moreira é bacharelando em Ciências Sociais/UFRJ, faz parte do Observatório de Carnaval ligado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som do Museu Nacional/UFRJ. É autor de análises na graduação de elementos estéticos de desfiles específicos e conceitos imagéticos por parte de fantasias e alegorias. No curso, se interessa pelas áreas de Antropologia Cultural, Sociologia da Cultura e estudos do Carnaval. No Carnaval, se identifica com as questões imagéticas e narrativas das Escolas de Samba e seus processos de criação, onde significados são construídos a partir dessa relação audiovisual, além das trajetórias de componentes e profissionais do Carnaval.

A imagem pode conter: Ronny Potolski, sorrindoRONNY POTOLSKI – Ronny Potolski participou de diversas escolas exercendo as mais variadas funções. Na X9 Pioneira de Santos foi em 2016 carnavalesco, enredista, responsável técnico e comissão de harmonia, já em 2017 ficou apenas na comissão de harmonia da Pioneira. Na Unidos do Peruche integrou o apoio de casais de mestre sala e porta bandeira em 2016 e 2017. Também na Peruche, trabalhou como apoio técnico a presidência, carnavalesco, harmonia, carro de som e barracão em 2016. Na Colorado do Brás em 2017 trabalhou como enredista, comissão de carnaval, pasta técnica e diretor musical. Na Leandro de Itaquera em 2016 trabalhou como auxiliar de enredo. Já para 2018, Ronny atuará na Mocidade Unida da Mooca como diretor de carnaval e enredista da Lavapés. Foi também integrante da assessoria imprensa da LIGA-SP de 2008 a 2012 e assessoria imprensa da UESP de 2009 a 2011. É integrante da SASP (parceria da LIESV) de 2004 até hoje. Como compositor, foi campeão na Peruche 2016 e Colorado 2017. Julgou em 2017 Enredo pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péEDUARDO WAGNER – Eduardo Wagner é formado em Artes Plásticas pela UFPA e especialista em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial (FIBRA). Mestre em Artes (PPGArtes-UFPA). Doutorando em Antropologia (PPGSA-UFPA). É professora da Escola de Aplicação da UFPA, onde participa do grupo de pesquisa Cartografia da Cultura Brasileira com o grupo de estudos em “Artes Visuais – Escolas de Samba e Cultura Popular”. Pesquisa a cultura popular nacional, com ênfase em cortejos cênicos festivos. É carnavalesco, cenógrafo e figurinista, tendo realizado trabalhos em escolas de samba de Belém (PA) e Macapá (AP). Também atua como diretor de artes e de cena em espetáculos de dança, música e teatro. Ingressou com na União das Escolas de Samba de Maquete – UESM, em 2017, com a agremiação Arco Íris. Em 2017 foi jurado de Fantasias na LIESV e optou por mudar para Enredo em 2018.

A imagem pode conter: 1 pessoaDIEGO MOREIRA – Diego Moreira é administrador, formado pela PUC-RS, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Gestão Pública pela Anhanguera. Atua como Trainee Comercial nas Lojas P&S, rede de comércio de cama, mesa e banho com seis lojas no RS, e distribuidor na Forever Liss, empresa de produtos para cabelo. No carnaval, desfila desde o ano 1996, em diferentes escolas de samba de Uruguaiana/RS. Foi membro da Comissão Organizadora do Carnaval de Uruguaiana de 2012 a 2014. Trabalhou como editor chefe do site Folia Uruguaiana, na cobertura dos carnavais de Uruguaiana/RS, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, nos anos de 2015 e 2016. É julgador no quesito Enredo nos grupos Especial, Acesso e Avaliação da UESM – União das Escolas de Samba de Maquete desde 2016.

 

FANTASIAS

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livreKLAYTON HELLER – Klayton Heller é cenógrafo, figurinista, professor, pesquisador e coordenador do Curso de Pós Graduação e Especialização em Figurino e Carnaval na UVA (Universidade Veiga de Almeida). Fez parte da equipe de desenho do Mestre Joãozinho Trinta e foi campeão em concurso de fantasia luxo masculino e luxo feminino. Atualmente desfila como destaque nas escolas de samba Paraíso do Tuiutí e Unidos do Viradouro. Julgou em 2017 Fantasias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-upANA PAULA SIQUEIRA – Ana Paula é natural de Niterói – RJ. Formada em Artes Visuais, pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Sua linha de pesquisa é sobre o carnaval e visualidades das escolas de samba na avenida. Trabalha no Centro de Artes Visuais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e no Carnaval Carioca com o quesito de Comissão de Frente (assistente do coreógrafo), atualmente no GRES Porto da Pedra. Julgou o Carnaval de Três Rios – RJ, quesito fantasias, faz parte do Juri da UESM, no mesmo quesito. Foi Jurada também de Quadrilha. Julgou em 2017 Fantasias pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, oceano, céu, atividades ao ar livre e águaALESSANDRO OSTELINO – Alessandro Ostelino é graduado em Comunicação Social/RP, especialista em Metodologia do Ensino Superior, MBA em Marketing e mestrando em Estudos Culturais Contemporâneos. Sua pesquisa se baseia na linguagem artística como mediadora do processo comunicativo. É colunista do SambaRio e professor Universitário.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, selfie e close-upIGOR NASCIMENTO DOS SANTOS – Igor Nascimento é graduando em Artes Cênicas – Indumentária / UFRJ. No curso, interessa pela produção e técnicas de produção de figurinos. No Carnaval, pela mensagem plástica e seu impacto social, pensando de qual forma será recebida e para quem será passada. É membro do Observatório de Carnaval do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/UFRJ.

 

HARMONIA MUSICAL

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba, óculos, atividades ao ar livre e close-upTHIAGO CAMPOS NABUCO – Thiago Campos possui licenciatura em Letras – Alemão/UFRJ, faz parte do Observatório de Carnaval ligado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som do Museu Nacional /UFRJ. Se interessa em estudos e abordagens de literaturas em diversas perspectivas e narrativas e tempo. No âmbito carnavalesco, apresenta interesse na elaboração de enredos, a rotina das agremiações de menor expressão no carnaval carioca e o processo de formação cultural do carnaval no Rio de Janeiro atual. Tem como proposta de pesquisa: Memória e resistência das agremiações desfilantes na Intendente Magalhães. Nos anos de 2015 e foi colunista do site Ouro de Tolo, na coluna Carnavalizando, além de  ser um dos fundadores também exercendo a função de Diretor de Comunicação e Mídias da G.R.E.S Nação Insulana no mesmo ano e no Grupo E do Carnaval carioca em 2016, que alcançou a primeira colocação e o acesso ao Grupo D. Atualmente é desenvolvedor do site Olha a Crítica (www.carnavalizaomundo.com.br), no qual entrevista personalidades do mundo do samba, apura informações, elabora resenhas e notícias de âmbito carnavalesco.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-upJORGE ZANIN – Jorge Zanin tem 33 anos, é nascido e criado no bairro da Vila Maria, onde mora até hoje. É compositor de samba-enredo, fazendo parte da ala de compositores da Unidos de Vila Maria, escola do seu coração, onde fez parte da bateria também. Levou para a avenida os sambas de 2009 e 2013, possui também sambas em outras escolas da cidade de São Paulo e interior de São Paulo. Também foi fundador em 2007 da Escola de Samba Acadêmicos de São Paulo, criada dentro da USP, na qual foi diretor musical e autor do primeiro samba-enredo da agremiação. Formado em produção musical, é músico e acima de tudo, amante do samba.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoMÁRCIO ZUMA – Marcio Zuma é natural do Rio de Janeiro, tendo começado a acompanhar o Carnaval na Sapucaí com 13 anos em 1990. Sempre foi um apaixonado por samba, onde começou a trabalhar com carnaval em 2001 no Arrastão de Cascadura como harmonia, seguindo pra Renascer de Jacarepaguá em 2004. Foi assessor de imprensa de diversas escolas como Arrastão, Renascer, Lins Imperial e Curicica. Tornou-se diretor de Carnaval da Associação das escolas de sambas do Rio de Janeiro, onde permaneceu por dois carnavais (2011 e 2012). É coordenador do sambanet desde 2006.

A imagem pode conter: 2 pessoas, nuvem, céu e atividades ao ar livreRAFAEL MIKAIÁ – Rafael Mikaiá é nascido no Rio de Janeiro e apaixonado por samba enredo desde 6 anos. Acompanha os desfiles ao vivo desde 1997 e tem a Imperatriz Leopoldinense como sua escola do coração. Começou a se aventurar como compositor na Renascer de Jacarepaguá, em 2006. Rafael já acumula vitórias em diversas escolas como: Boi da Ilha do Governador (3 vezes), Villa Rica (5 vezes), Santa Marta, Acadêmicos da Rocinha (2 vezes), Acadêmicos do Dendê e Acadêmicos do Cubango em 2018, onde venceu o prêmio estandarte de ouro de melhor samba do grupo de acesso. Porém, seu destaque para no carnaval do Espírito Santo, onde já venceu na Chegou o que Faltava, Jucutuquara, Piedade, Pega no Samba, São Torquato e Barreiros, tendo vencido o prêmio Faisão de Ouro de melhor samba do carnaval capixaba em 2016 com a Jucutuquara, em 2018 com a Piedade (grupo especial) e a Chegou o que Faltava (grupo de acesso).

 

SAMBA ENREDO

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, barba e close-upJULIO CÉSAR CASTILHO – Júlio Cesar Castilho é nascido e criado no bairro do Limão, em SP, casa da Mocidade Alegre, escola a qual frequenta desde 1992. Ritmista da bateria ritmo puro da Mocidade desde 1996, foi comentarista oficial de samba enredo do Carnaval SRZD-SP de 2012 a 2016 e atualmente é comentarista de samba enredo do SASP. Como compositor é campeão de samba enredo na Tucuruvi 2014 e 2015, Mancha Verde 2015, Restinga-RS 2016, Rosas de Ouro 2017 e Império de Casa Verde 2017. Vai para seu segundo ano como jurado de Samba Enredo da LIESV. Julgou em 2016 e 2017 Samba Enredo pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2018.

GERSON BRISOLARA – Gerson é colunista do portal Sambario desde 2004, jornalista da ulbra tv (emissora local de porto alegre) e membro do CETE (centro de estudos e pesquisas de tema enredo). Julgou em 2016 e 2017 Samba Enredo pela LIESV indo para seu terceiro ano neste quesito em 2018.

A imagem pode conter: 2 pessoasRODRIGO GODOI – Rodrigo Godoi é jornalista, compositor e editor-chefe da SASP. Formado em jornalismo em 2007, Godoi vive o universo carnavalesco desde seus 9 anos de idade, quando pela primeira vez foi assistir um desfile no Anhembi, em 1994. A partir daí se interesse pela maior manifestação cultural do mundo só foi aumentando. Começou a desfile em alas na Rosas de Ouro, em 2000, depois ingressou para a bateria da escola em 2001 e em 2002 começou a fazer parte da ala de compositores. Com cinco finais da Rosas, conquistou o título em 2012. Também passou a concorrer em outras agremiações, sagrando vencedor em algumas disputas: Dragões da Real 2015, Morro da Casa Verde 2014, 2015 e 2016, Lavapés e Flor de Liz, em 2015 e Unidos da Ladeira, do carnaval de Juiz de Fora, em 2006. Como jornalista, começou a atuar no portal SASP em 2014, tornando editor-chefe no ano seguinte, permanecendo até hoje. Julgou em 2017 Samba Enredo pela LIESV indo para seu segundo ano neste quesito em 2018.

TIAGO FREITAS – Tiago Freitas é Doutorando em Linguística/UFRJ. É Mestre em Letras e Coordenador do Observatório de Carnaval. É pesquisador de Carnaval, autor de inúmeros artigos sobre samba-enredo e enredo, que pensa o Carnaval como fruto de multilinguagens da imagem, do som e do discurso. É professor graduado em Letras, com três especializações Lato Sensu.

 

+ Baixe já o CDs com os Sambas do Carnaval Virtual 2018

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.




Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: