Depois de um amargo último lugar em 2020, onde a agremiação de Ananindeua no Pará fez um belo carnaval mas foi muito prejudicada pelos problemas com atrasos na entrega do material áudio-visual do desfile, o presidente João Lucas promete que todos esses problemas não voltarão a acontecer e aposta numa equipe nova e promissora para dar a volta por cima em 2021 e disputar uma das vagas para o Grupo Especial de 2022.
Confira a entrevista cedida pelo presidente da escola, João Lucas:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Conheci a liga através dos carnavais virtuais e logo me interessei e ingressei em 2018.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
Sempre tive vontade de ter uma escola de samba, e logo que conheci a liga não pensei duas vezes e criei a estrela do norte
Sobre o simbolo, é uma estrela que representa todo um amor e orgulho que a escola tem por seu estado o pará !
Azul, verde, branco, e dourado São As cores do nosso pavilhão !
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
O enredo de 2021 da nossa escola é:
A Estrela do Norte canta a fé com as bençãos de Deus e Nossa Senhora do Nazaré : Cirio outra vez
É um enredo que representa muito a paixão e a fé do povo brasileiro ! Será emocionante.
Quanto a setorização, ainda não podemos revelar mas virá algo ótimo por ai!
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
A equipe de 2021 da nossa escola é uma equipe muito competente e promissora!
Além de mim, presidente Lucas, temos o Abraão do Vai Vai que é muito competente e bom no que faz e temos o Lucas Marques nosso novo carnavalesco!
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
O samba será encomendado pelos compositores: Abraão do Vai Vai, Marcus Lopes, Thiago Brito e Junior Barreto.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Esperamos um espetáculo ainda melhor do que foi em 2020!
Escolas de alto nível, ótimos sambas, excelente transmissão….
Infelizmente ocorreu uns problemas com a nossa escola e ficamos em um amargo ultimo lugar porém, iremos fortes pra 2021!
Aguardem a nossa escola !
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Estrela do Norte para o Carnaval Virtual 2021:
“A Estrela do Norte canta a fé com as bençãos de Deus e Nossa Senhora do Nazaré : Cirio outra vez“
Quando chega o mês de outubro, o coração do paraense se enche de fé, pois é o mês do Círio de Nazaré.
A festa da virgem Maria, que em seu altar de flores faz a ruas de Belém virar mar, mar de gente que recende a fé na mulher que deu a luz a Jesus de Nazaré. Oh Maria cheia de graça rogue por nós que recorremos ao te amparo misericordioso, mulher santa, mulher guerreira que deu vida a um filho divino e bondoso.
A alvorada anuncia que é círio de novo, festa que representa a cultura de um povo. Povo que nunca cansará de festejar. Belém fica pequena para receber tantos fieis, vindos de todos os cantos do mundo, além de fies que caminham quilômetros para pagar promessas alcançadas. caminham guiados pela força que do coração toma conta,
No segundo domingo de outubro, sempre é círio, dia que o paraense volta a ser menino e ao som do sino, ver o dia amanhecer, onde o povo se junta em procissão tomando as ruas, pois é Círio outra vez. No meio do povo cantando, ver-se surgir à berlinda coberta de flores, trazendo em seu centro, a rainha da Amazônia, momento de quem tem fé, chorar sem perceber, tão singela na berlinda puxada pela corda, onda povo cansa só para alma descansar.
O povo canta alto, festeja clamando, pois a virgem vem chegando, íntimos de uma mulher amada, chamada de Naza, Nazinha Nazica ou simplesmente Nazaré; a mesma mulher que surge como Aurora, brilhante como o Céu e como a lua, abençoando os caminhos dos filhos paraenses.
O Círio tem cores, sabores e cheiro, cheiro que vai Lange, buscar quem gosta de maniçoba, pato no tucupi, vatapá e tacacá. É dia de festejar, dona Maria da esquina já põe a maniva no fogo, e o pato para engordar. No Ver-o-Peso, o povo vai as compras para deixar o almoço do círio mais especial, o jambú bem fresquinho o tucupi amarelinho e a cuia pra servir.
Quando chega o círio, os olhares das crianças brilham, pois a quadra nazarena se inicia, o parque de diversões começa a ser montado, e o entusiasmo da criança, que espera ansiosa para se divertir, andando em um mundo mágico, entre barracas de guloseimas e brinquedos de miriti.
O dia do círio é especial, Belém fica mais enfeitada, as mangueiras ganham iluminação especial, além de terém suas verdes folhas reavivadas pela chuva de toda tarde, beleza que invade os olhos de que vê, chegando até o coração de quem crer, crer na fé que renova alma e alimenta a vida.
O Círio acontece a mais de 200 anos, e em 2020, deixou de acontecer, pois o mundo se voltou a um vírus severo, que dizimou centenas vidas. OH virgem santa, mesmo sem ti ver pelas ruas de Belém, rogai por nós, rogai por nos oh virgem santa pois precisamos de vós.
VOCABULARIO:
TUCUPI: Sumo amarelo da mandioca, matéria prima do tacacá.
MANIVA: Folha que é moída e fervida, se transformando na maniçoba
BERLINDA: estrutura banhada a ouro tendo tração em rodas e ornamentada com flores, onde se leva a imagem de nossa senhora.
CORDA: Corda que é atrelada na berlinda e puxado por centenas fieis, que vão ao círio pedir ou pagar uma graça alcança.
JAMBÚ: folha que é ingrediente de vários pratos da culinária paraenses, com seu sabor exótico e o efeito de adormecer a boca.
BRINQUEDOS DE MIRITI: são brinquedos feito com pau de miriti, uma arte cabocla trazida do município de Abaetetuba.
QUADRA NAZARE: Espaço montado durante o mês de outubro, com parque de diversões, feiras de artesanatos e sovines
Autor do enredo: João Lucas