Após retornar à LIESV depois de anos afastada, a paraibana de Campina Grande, Falcões da Serra, tradicional escola LIESViana comandada por Murilo Duarte, alcançou um 4º lugar no Grupo de Acesso em 2019. Para 2020, Murilo decidiu apostar em Humberto Mansur e Airton Gouveia como carnavalescos e manteve o consagrado e premiado Zé Paulo Sierra no microfone da escola. Com um enredo impactante, sobre Florence Nightingale, o Anjo da Crimeia, de autoria do Humberto Mansur, que conversou com a gente, a Falcões pretende no mínimo subir ao Grupo Especial. Confira a entrevista:
Ainda não ouviu o samba enredo da Falcões da Serra? Ouça já, e se já ouviu, ouça de novo!
1- O que sua escola irá apresentar na Passarela Virtual, quais serão os pontos altos do desfile dela?
R: A escola virá com 17 alas, 4 carros alegóricos e 2 tripés, contando o da comissão de frente. Não sei se consigo qualificar alguma coisa em particular como “ponto alto”, mas particularmente, eu gosto muito do primeiro carro e das alas do último setor.
2- O que sua escola irá contar no seu enredo de 2020?
R: Nosso enredo veio na hora perfeita, embora na pior das circunstâncias. Desde setembro do ano passado, eu tinha o plano de fazer um enredo sobre essa heroína da saúde mundial que foi Florence Nightingale, utilizando o tema pra fazer uma crítica ao descrédito que é dado à medicina moderna, algo que já era massivamente perigoso antes. Aí caiu a pandemia de COVID e o tema se tornou ainda mais relevante, com todos nós sentindo na pele os efeitos de um mundo onde a ciência é desvalorizada. Acredito que todos conseguirão se identificar com o nosso enredo e entender nossa mensagem: lutamos tanto para um mundo onde podemos curar doenças e não podemos deixar esse esforço ir por água abaixo.
3- Como sua escola trabalhou para desenvolver o desfile deste ano?
R: Eu gostei da liberdade que a Falcões me deu para desenvolver o desfile. O Murilo confia bastante nas minhas habilidades, e eu acredito que a base do enredo já estava pronta quando eu propus ele. Foi só uma questão de adicionar os detalhes e carnavalizar. Ainda tivemos alguns contratempos com a demora pra achar um desenhista, mas no fim das contas, tudo se resolveu e eu não poderia estar mais feliz com o resultado.
4- Conte um pouco sobre a história da sua escola e como é o funcionamento diário dela?
R: A história, vocês perguntem pro Murilo. Sobre o funcionamento, em geral eu construo as ideias básicas e o Airton faz a parte mais bruta do trabalho, de transformar as minhas descrições em fantasias. Eu também tenho o trabalho de pesquisa e descrições, e a gente debate com bastante frequência possibilidades e ideias. Geralmente, as ideias só vão até o fim se todos concordam com ela – se há alguém discordando ou apontando um problema, a gente para por um minuto e analisa com cuidado, para que o resultado saia o melhor possível e com o mínimo de problemas. Eu gosto muito dessa dinâmica, porque ela ajuda a filtrar o melhor conteúdo possível pro desfile.
5- O que você e sua escola esperam das demais agremiações?
R: Honestamente, eu não estou me preocupando muito com o que as outras agremiações estão fazendo. Eu sei que elas vão dar o melhor delas, então cabe a nós focar em dar o nosso melhor. Dito isso, eu gosto dos enredos que foram apresentados.
6- O que você e sua escola esperam quanto ao resultado do seu desfile?
R: No mínimo, o acesso. Acredito que vamos ficar muito desapontados com nós mesmos se não conseguirmos.
7- A sua escola está preparando alguma surpresa para o desfile?
R: Nenhuma surpresa grande. Nós pretendemos usar a nova regra que autoriza GIF’s pra dar um pequeno exemplo de como seria a apresentação da nossa comissão de frente, o que pode adicionar bastante à LIESV, mas fora isso, ficamos com o formato tradicional.
8- Por regulamento, você pode divulgar até cinco imagens do desfile da sua Escola nessa matéria, você gostaria de mostra algum? Se sim, quais e o que representam?
R: Conversei sobre o assunto com o Murilo, mas nós concordamos que queremos manter segredo. Sorry not sorry~
CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS MATÉRIAS:
Quarta Feira 29/07 – Unidos do Imperador Niterói e Cupincha de Campo Grande (Grupo de Acesso)
Quinta Feira 30/07 – Leões da Casa Verde (Grupo Especial) e Unidos da Vila Nhocuné (Grupo de Acesso)
Sexta Feira 31/07 – Castelo (Grupo de Acesso)
Sábado 01/08 – Floripa do Samba (Grupo Especial)
Domingo 02/08 – Sampario (Grupo de Acesso)