Desde que foi criada, a Unidos do Imperador Niterói sempre teve como proposta escolher enredos um pouco fora do tradicional. Esse ano não será diferente, a vermelho e branco de Niterói apresentará “Meu coração amarelou!”, onde trará à passarela virtual o enredo sobre a cor amarela. Presidida por Getúlio Silva, o Gê Silva, a agremiação perdeu o seu carnavalesco de 2021, Kiko Ramos, e caberá ao próprio Gê a missão de desenhar a escola, que conta mais uma vez com Thiago Acácio no microfone oficial. Por fim, mantendo sua tradição, a UIN vai encomendar seu samba.
Confira a entrevista cedida pelo presidente, Getúlio Silva:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
O meu primeiro contato com a LIESV foi através do carnavalesco e minha inspiração Alan Dias, que me apresentou o formato de desfile e a partir daí veio a ideia de criar uma escola virtual. A escolha de fazer parte da liga veio exatamente por me sentir acolhido e bem recebido por todos, como acontece até hoje; é o espaço ideal para expor as ideias de enredo da minha agremiação.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
A escola surgiu com o intuito de expor as ideias de desfiles que sempre considerei serem boas para um desfile real e por ser nascido e criado em Niterói (RJ) o objetivo era ter uma agremiação que levasse o nome da ”cidade sorriso”. No campo das homenagens, decidimos escolher as cores vermelho e branco por causa da Unidos do Viradouro, a nossa escola de coração.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
A UIN desde que foi criada sempre preservou escolher enredos um pouco fora do tradicional (religiões africanas, orixás, dentre outros). Esse ano não será diferente. Traremos à passarela virtual o enredo sobre a cor amarela, de uma forma que todos possam se identificar com essa cor tão presente em nosso dia a dia e que geralmente não nos damos conta.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Para esse ano tivemos a saída do nosso carnavalesco Kiko Ramos, que após um brilhante desfile sobre os cavaleiros do apocalipse, em 2021, teve que se ausentar dos afazeres para resolver problemas pessoais. Contando novamente com o nosso intérprete oficial Thiago Acácio, vai caber ao presidente Ge Silva a missão de levar a função de carnavalesco da agremiação, e por em prática toda a ideia deste enredo.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc
Seguindo as mesmas políticas internas dos anos anteriores, o samba de enredo da escola será encomendado.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2022, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Com base no ano de 2021, novamente esperamos um alto nível de desfile. A UIN vem novamente trazer um enredo fora da caixinha e esperamos que possamos agradar e fazer história.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Unidos do Imperador Niterói para o Carnaval Virtual 2022:
“Meu coração amarelou!”
Ah o amarelo!
Ao nascer do sol, a claridade nos chama para a vida. A alegria toma conta do nosso corpo com o sol nos dando bom dia. É uma nova chance, novos caminhos, novos desafios. É o poder dessa claridade amarela.
É o amarelo que brilha, que nos anima, é a riqueza do dinheiro, o salivar da comida, a cor da felicidade, da esperança. É o otimismo para dias melhores, é o verão, a prosperidade. Simplesmente é o amarelo!
Autor do enredo: Ge Silva