Neste domingo, 07 de setembro, ocorrerá a Apuração do Carnaval Virtual 2025. Com início previsto para às 20h, com transmissão no Canal do Youtube da LIESV, o mundo do samba virtual acompanhará o julgamento do Grupo de Acesso e posteriormente as notas do Grupo Especial. Será uma noite de grandes emoções.
E para te deixar por dentro do que está por vir, a Vitrine do Samba traz o perfil dos jurados que estarão por trás das notas nesse ano de 2025. Confira abaixo todos os quesitos e seus respectivos jurados.
ALEGORIAS

MARCELL MARTINS – Marcell é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade UNIFLU | Campos dos Goytacazes/RJ (2010). Atuando nas áreas de Arquitetura residencial, comercial, corporativa, interiores e cenografia. Pós-Graduação Master em Arquitetura e Lighting – IPOG | RJ (2018). Onde aplica seus conceitos de iluminação para a valorização de cada elemento nos seus trabalhos de Arquitetura e cenografia. Pós-Graduado Gestão e Design em Carnaval pela Censupeg | RJ (2023-2024). Marcell tem o escritório próprio desde 2011, totalmente voltado para a arquitetura, interiores e Design. Sambista de coração e alma, acompanha de perto todo o movimento do Carnaval/RJ desde 2010. Tendo experiências como desfilante (alas e semi-destaque) de escolas de samba como Imperatriz Lepoldinense, Unidoss do Viradouro, Paraíso do Tuiutí, São Clemente, Estácio de Sá, Mocidade Independente de Padre Miguel e Acadêmicos do Salgueiro. Em 2024 ministrou uma oficina de alegorias no barracão do Acadêmicos do Salgueiro. Do projeto até à Marques de Sapucaí.
https://instagram.com/marcellmartins
https://instagram.com/martins_marcell

LILIAN MINDUIM – Lilian Minduim é Gestora de Marketing e atua na área de Propriedade Intelectual. Possui Pós Graduação em Gestão e Design de Carnaval pela CENSUPEG, MBA de Marketing e Branding pela PUC e Pós Graduação pela USP em Marketing. Artista do Carnaval, produz fantasias, alegorias e adereços para Escolas de Samba, blocos de carnaval e ações culturais. Produziu alegorias para as Escolas Beija-Flor e Grande Rio. Foi Diretora de Ala no Império Serrano e hoje é componente da Mangueira e Imperatriz, além de desfilar em diversas outras Escolas de todos os grupos.
https://instagram.com/lilianminduim
SÉRGIO JÚNIOR – Sérgio Roberto Razera Júnior, 36 anos, formado em Ciências Biológicas, pós graduado em Ensino de Ciências e Biologia, professor na rede estadual de ensino de São Paulo há 10 anos, atua no Carnaval desde 2002 exercendo as funções de carnavalesco, desenhista e figurinista. Realizou trabalhos em Bragança Paulista, Amparo, Guaratingueta, Juiz de Fora-MG e São Paulo, com passagens por Unidos do Lavapés, Sociedade Cultural Fraternidade, Acadêmicos da Vila, Mocidade Independente Júlio Mesquita, Unidos das Águas Claras, Nove de Julho, Unidos de Amparo, Unidos do Tamandaré, Mocidade Alegre de São Matheus e Prova de Fogo. No Carnaval Virtual, atuou como carnavalesco na LIESV durante 12 anos, com trabalhos desenvolvidos pela Guerreiros do Leão, Rosa Negra, Gaviões Imperiais, Paraíso da Folia e Unidos de Niterói, com 4 títulos conquistados.
RAFAEL FIORATTO – Fioratto é Artista Visual, graduado em Artes Visuais, especialista em Teatro, Linguagem e Interfaces, cursa pós-graduação em Carnaval – Gestão e Design. Professor de arte, diretor e autor de teatral, integrou por três anos o júri do Salão de Arte do Museu de Arte Moderna de Resende. Tem como inspiração em seu trabalho a Mata Atlântica e a cultura brasileira. Atualmente pesquisa o objeto Máscara em culturas ancestrais e nas representações ritualísticas.
https://www.instagram.com/rafaelfioratto/profilecard/?igsh=bXkzNTFkdnNuNGZ5
ROBERT ANICETO – Carioca, Robert Aniceto é designer de moda formado, com especializações em Marketing e em Gestão & Design de Carnaval. Sua trajetória profissional combina criatividade, estratégia e pesquisa, construindo uma carreira marcada pelo olhar estético e pela compreensão profunda da cultura visual.
Atua como produtor cultural nas áreas de moda, arte e cultura, desenvolvendo projetos que dialogam com identidade, inovação e memória coletiva. Sua prática conecta a criação artística à gestão, resultando em experiências que valorizam a diversidade cultural e ampliam o alcance das expressões criativas.
Pesquisador dedicado ao universo do carnaval, concentra sua investigação nas alegorias e nas estéticas que transformam a festa em arte, memória e identidade cultural. Essa combinação entre moda, cultura e carnaval reflete sua habilidade de transitar entre a pesquisa acadêmica, a prática criativa e a produção cultural, consolidando-se como um profissional que une conhecimento, sensibilidade e visão de futuro.
Em 2025, Robert estreia como jurado de Alegorias da LIESV (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais), ampliando sua atuação e reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cultura carnavalesca.
CONJUNTO

IRÍDIO SÉRGIO – RÍDIO SÉRGIO – Irídio Sérgio Cordeiro é Advogado, Especialista em Direito Do Estado, Direito Público e Direito e Processo do Trabalho. Mestre em Direito Econômico. Entusiasta, colecionador, pesquisador, estudioso do Carnaval, em especial, as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Componente desfilante da Beija-Flor de Nilópolis. Estreou como julgador no Carnaval Virtual da LIESV em 2007, ao ser aprovado em primeiro lugar na seleção para Julgadores daquele carnaval. Desde então, são mais de 17 anos consecutivos acompanhando e admirando todo o trabalho da LIESV.
https://www.facebook.com/iridio.sergio

ROY D’ PERES – Mestrando em Artes Cênicas pelo PPGAC da UNIRIO ( Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Bacharel em Produção Cultural pelo IFRJ, e passou pela Habilitação em Teoria do Teatro pela Unirio. É publicitário formado pela Universidade da Amazônia e tem Pós-graduação em Gestão da Cultura pela Unesa. Trabalha com Atuação Teatral e Produção Cultural voltada para Teatro, Tv e Cinema, há mais de 20 anos. Foi Professor de Interpretação Teatral do Retiro dos Artistas, Agência Cintra, e em vários cursos e Escolas da Rede Privada na Capital Carioca, além de ser instrutor de Produção de Shows e Eventos do Departamento de Extensão da Universidade Estácio de Sá.
Compôs o time Técnico da Subsecretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Produção Executiva do Programa Cadeira Cativa e compôs a Comissão Gestora das Lonas, Arenas e Areninhas dentro do Apoio Administrativo da SubC, além de participar da equipe de suporte interno da Lei Aldir Blanc- Incisos 2 e 3.
Em seu currículo tem produções internacionais como a Conferência Laban 22+100, Bienal Internacional de Arte Digital, Temporada Cia Suave e Cia Rec de Dança por Paris, Berlim e Frankfurt.
Em âmbito nacional, é produtor executivo do Instituto Casa do Choro, Orquestra Harmônicos de Conservatória, Quinteto Villa Lobos e faz parte da equipe de produção local do Grupo Galpão no Rio de Janeiro.
Atualmente é Professor de Teatro e Produtor Executivo no Centro Cultural Juliana Maia em Conservatória, conhecida como Cidade da Seresta.
Roy D’Peres já foi carnavalesco e assinou o desfile do GRESM Infantes do Lins no ano de 2024 e é enredista oficial da Quadrilha Junina Rainbow (a primeira quadrilha LGBTQIAPN+ do Rio de Janeiro).

CESAR MAIA – Formado na Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ), realizou cursos no Brasil e na Argentina, onde se destaca o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (Rio de janeiro-RJ); Atualmente comanda a Base da Operação Acolhida, que recebe os venezuelanos que entram no Brasil desde 2018 (Pacaraima-RR). Carnaval virtual: No carnaval virtual assinou 10 desfiles do G.R.E.S.V. Cupincha de Campo Grande (entre 2012 e 2022), tendo conquistado 3 títulos (Grupo Especial – 2016, 2017 e 2018) e 2 vice-campeonatos (1 no Especial em 2021 e 1 no Acesso em 2013). É a primeira vez que julga o carnaval virtual.
CHRISTIAN FONSECA – Mestre em História pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), com estudos voltados para as narrativas de África nos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro. Tinha como linha de estudos a História do Tempo Presente. Além disso, atuou como carnavalesco da escola de samba de Florianópolis Protegidos da Princesa (2023 e 2024) e atualmente assina como carnavalesco da escola de samba Jardim das Palmeiras (2019, 2020 e 2025).
ENREDO

ALEXANDRE NEIVA – Alexandre é formado em Comunicação Social, Letras e História, incluindo um mestrado em Linguística. Possui experiência como professor e jornalista. Sua carreira acadêmica reflete uma conexão com o universo do samba, com monografias que exploram a interseção entre o carnaval e a literatura, o espetáculo e a comunicação e a importância das letras de samba-enredo. Essa formação é complementada por uma vasta lista de cursos de aperfeiçoamento em áreas relacionadas ao carnaval, cultura afro-brasileira, arte e sociedade. Sua experiência jornalística abrange a atuação jornais, rádios e agências de comunicação, onde trabalhou na produção de textos e produção de eventos, além da cobertura dos desfiles das escolas de samba, escrevendo sobre a efervescência do carnaval carioca. Atualmente, atua como professor a distância no Instituto Federal Fluminense (IFF), em cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente e no Instituto Federal de Goiás (IFG), no curso de Graduação em Produção Cultural.
https://instagram.com/alexandreneivaaraujo

RICARDO CEZAR SATO – Formado em Gastronomia, empresário e morador de Penedo, RJ. Pós-graduado em Gestão e Design em Carnaval pela Censupeg, concluído em novembro/2024. Componente da Harmonia da Virando Esperança, escola-mirim da Unidos do Viradouro. Compositor e membro da ala dos compositores da Unidos do Viradouro, tendo chegado às semifinais na disputa para o samba de 2025 (5 semifinalistas, num total de 24 sambas apresentados). Responsável pela concepção visual da torcida da parceria, tendo apresentado soluções inéditas em disputas de samba. A cada semana apresentamos um aspecto do enredo sobre Malunguinho, transformando a torcida numa mini escola de samba com adereços, coreografias e alas caracterizadas. Participante do processo de seleção para o Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais na Fundação Getúlio Vargas, com início previsto para março de 2025. Acompanha os desfiles das Escolas de samba do Rio de Janeiro desde a década de 1980, tendo a São Clemente como sua primeira paixão e onde desfilou pela primeira vez. E nunca mais parou.
https://www.instagram.com/ricardosato.fue

THIAGO LACERDA – Thiago Lacerda é professor de História, graduado pela PUC-RJ, com atuação nas Redes Municipais de Ensino de Araruama e do Rio de Janeiro. É mestre em História, também pela PUC-RJ, e atualmente é doutorando em História da Arte (PPGHA) na UERJ, com pesquisa voltada para o Carnaval Virtual. Desde 2001, Thiago Lacerda coordena o projeto Sambanet, e tem ampla experiência como jurado no universo do carnaval. Foi avaliador de alegorias nos Grupos de Acesso do Rio de Janeiro (2011 e 2012) e no desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (2014, 2015, 2016 e 2024), além de Uruguaiana – RS (2011, 2012 e 2013). Em 2016, também atuou como jurado de enredos no Grupo E e em desfiles de escolas mirins (entre 2013 e 2016). No âmbito do Carnaval Virtual, foi jurado de alegorias e adereços no Grupo de Acesso e Especial da Liesv de 2017 a 2021 e, desde 2022, é avaliador do quesito enredo .
https://www.facebook.com/thiago.lacerda.125
https://www.instagram.com/thiagolacerdas/

UMBERTO DE SOUZA NETO – Aluno de doutorado na área da literatura, mestre em Literatura Brasileira, formado em Letras. Apaixonado pela literatura e pela cultura brasileira. Participou da EFA – Escola de Formação de Avaliadores – ligada à UESP, União das Escolas de Samba Paulistanas e foi julgador dos quesitos visuais (Enredo, Fantasia e Alegorias) nos carnavais organizados pela UESP (grupos de bairros em São Paulo e Carnaval de Santos 2024). Atualmente, está terminando a sua pós-graduação em Gestão e Design em Carnaval pela Censupeg.

PEDRO HENRIQUE LAVINAS – Pedro Henrique é professor, enfermeiro, carnavalesco e enredista. com passagens em agremiações como Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Vila Isabel na cidade de Três Rios/Rj conseguindo o resultado final com o vice campeonato e o prêmio de melhor enredo do carnaval de Três Rios, Grêmio Recreativo Escola de Samba Bom das Bocas no cargo de Diretor Artístico conseguindo um Título. Atualmente está como enredista do S.E.R.E.S. Bambas da Alegria de Uruguaiana RS. Membro do Grêmio Recreativo Escola de Samba de Maquete Império Trirriense.
https://www.facebook.com/pedro.phsgl
https://instagram.com/lavinasph?utm_medium=copy_link
FANTASIAS

MIRENA PERLINGEIRO – Niteroiense, Mirena Perlingeiro é arquiteta formada, com passagem pelo design de moda e uma trajetória profissional voltada para a criatividade e a experimentação estética. Atuou em diferentes áreas da arquitetura, sempre transitando entre a técnica e a expressão artística. Durante sua vivência na moda, dedicou-se à customização de fantasias, experiência que ampliou sua sensibilidade para os detalhes, texturas e possibilidades visuais do carnaval.
Ilustradora de fantasias carnavalescas, Mirena traz consigo uma relação contínua com o universo da festa: desfilou, pesquisou e aprofundou-se em suas linguagens visuais e simbólicas. Recentemente, direcionou seus estudos para a cultura afro-brasileira, com cursos no SESC de São Paulo sobre arquitetura de terreiro e Pequenas Áfricas do Rio e de São Paulo, reforçando sua visão crítica e sua conexão com as raízes do carnaval.
Em 2025, estreia como jurada de Fantasias da LIESV (Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais), unindo sua formação em arquitetura, moda e artes visuais ao olhar investigativo e apaixonado pelo carnaval, reafirmando o compromisso de valorizar a criatividade e a memória cultural da maior festa popular do país.

LUCAS JACINTHO LOPES – Designer gráfico com mais de 10 anos de experiência no mercado, especializado em design têxtil e atualmente cursando pós-graduação em gestão e design em carnaval. Possui sólida atuação em projetos gráficos, criação de estampas e identidade visual, com foco em cultura, carnaval, moda e economia criativa. Habilidade em desenvolver soluções inovadoras para comunicação visual e marketing, aliando estética e estratégia.
DANILO DANTAS – Carnavalesco, com formação em administração. 39 anos, Paulistano, com passagens pelas escolas Colorado do Brás, Barroca Zona Sul e Dom Bosco de Itaquera. Foi diretor de fantasias da Dragões da Real em 2018 e 2019. Pelo segundo anol é carnavalesco da Nenê de vila Matilde. Estreia como julgador da LIESV em 2025.
HARMONIA MUSICAL

BRUNO GUEDES – Bruno Guedes é Jornalista e Mestrando em História (PPHR / UFRRJ) por formação. É músico percussionista, sendo também ritmista, onde desfila há 19 anos nas baterias das escolas de samba do Rio, São Paulo e Vitória, mas também com passagem por setores como Harmonia e Carro de som. Teve passagens por escolas de samba como Mocidade Independente, Águia de Ouro e Beija-Flor de Nilópolis. Atualmente é Diretor de Bateria, além de pesquisador e escritor de temas voltados para Esportes, Música, Religião e Escolas de Samba.
https://www.instagram.com/brguedes

DENIS MORAES – Denis Moraes é natural do Rio de Janeiro. Seu primeiro samba enredo na Avenida foi pela Unidos de Cabral na Intendente Magalhães, daí para frente disputa em diversas Agremiações e vieram as conquistas como o primeiro samba da Botafogo Samba Clube, Vigário Geral, Unidos de Bangu, Unidos do Jacarezinho, Balanço do Irajá, Jardim Bangu, Coroado de Jacarepaguá, Leão de Quintino, Rocinha, Flor da Mina do Andaraí, assim como Grupo Especial. Pelas bandas de São Paulo e Santos, com várias disputas vieram Águia de Ouro, a conquista do Carnaval de São Paulo com a Mancha Verde, Vila Mathias, Padre Paulo e mais. Nos anos de 2024 e 2025 sambas enredos aclamados pelo Anhembi pela Acadêmicos do Tucuruvi com “IFA” e “ASSOJABA – A VOLTA DO MANTO TUPINAMBÁ”. Atualmente como Diretor da Ala de Compositores da Unidos de Vila Isabel e Diretor Social da GRES Leão de Quintino da série Bronze, além de participar de várias rodas de samba pelas esquinas do bairro de Noel, participando do audio visual da “Roda de Banjo” do carro de som da Unidos de Vila Isabel. Estreou como jurado do quesito Harmonia Musical na LIESV no Carnaval 2024.
https://www.facebook.com/denismoraes
https://www.instagram.com/denismoraesrj/

ARGENTINA CAETANO – Argentina Caetano é uma atriz, poetisa, compositora e ex-dançarina. Apesar de não se sustentar com a arte, pois trabalha como Analista de Sistemas, se considera uma profissional do Carnaval, uma vez que iniciou como componente de ala coreografada, tornando-se coreografa de ala e de comissão de frente, diretora de harmonia, diretora artística, diretora cultural, diretora de carnaval e compositora de samba-enredo. Concluiu em novembro de 2024 a sua pós-graduação em Gestão e Design de Carnaval pelo Censupeg. Possui formação no Curso de Capacitação de Jurada/os de Carnaval em todos os quesitos, pelo Projeto Inova Samba da Gravadora Fábrica de Som Music. Como compositora, foi campeão na disputa da GRES Leões de Nova Iguaçu para o Carnaval de 2023. Está na final da disputa da GRES Bambas do Ritmo. Participou das disputadas da GRES Viradouro em 2022, 2023, 2024 e 2025, da GRES Acadêmicos do Salgueiro em 2023 e 2024, GRES Portela em 2024, GRES Unidos de Vila Maria em 2024 e GRES Canto da Alvorada também em 2024, sendo finalista. É também compositora do samba de exaltação da GRES Império da Resistência
https://www.instagram.com/argentinacaetano/profilecard/?igsh=MWp0emJrdjhiM21xNw==
THIAGO NABUCO – Comissão de Harmonia e Direção de Carnaval G.R.E.S Caprichosos de Pilares – direção Décio Bastos e Thiago Lepletier Período: Carnaval 2022
Avaliador – quesito Samba Enredo
2020 – Grupos de Avaliação, C e D do Carnaval de da Cidade de Niterói (RJ) e Grupo Especial do Carnaval da Cidade de Campo Grande (MS);
2022 – Liga de Blocos do Carnaval da Cidade de Corumbá (MS), Grupo Especial do Carnaval da Cidade de Corumbá (MS), Grupo Prata, Ouro e Bronze do Carnaval da Cidade de Porto Alegre;
2023 – Carnaval na Floresta (Manaus – AM) e Belo Horizonte (MG): Blocos Caricatos e Escolas de Samba dos grupos de Acesso e Especial;
2024 – Carnaval na Floresta (Manaus – AM) e Belo Horizonte (MG): Blocos Caricatos e Escolas de Samba dos grupos de Acesso e Especial e Ilhabela (SP);
2025 – Carnaval de da Cidade de Niterói (LESNIT RJ) Grupo A, B, C e Avaliação e Carnaval da Cidade de Corumbá (LIESCO), Liga de Blocos.
Avaliador UESM (União das Escolas de Samba de Maquete) – quesito Enredo
Período: 2024.
Avaliador LIESV (Liga Independente das Escolas de Samba Virtual) – quesito Harmonia Musical
Período: 2018 a 2023 e 2025 (atualmente).
Repórter de pista Carnaval 2018 – Lance! Diário Esportivo Função: Entrevista com personalidades do mundo do samba e esporte.
Período: Carnaval 2018.
SAMBA ENREDO

MATEUS PRANTO – Mateus Pranto, 28 anos, formado em Letras-Literaturas (UFRJ), com trabalhos e pesquisas voltados para carnaval, música e discurso, atua como professor de Português, Literatura e Redação nos anos finais e ensino médio dos colégios particulares do Rio de Janeiro. No carnaval, atua como diretor cultural, enredista e compositor. Como compositor em escolas de samba do Rio de Janeiro, já venceu no Império Serrano (2020), no Engenho da Rainha (2023 e 2024), na Lins Imperial (2018, 2020, 2022 e 2023), na Unidos de Padre Miguel (2022, 2023 e 2025), no Jacarezinho (2019) e na Vila Santa Tereza (2025). Em 2018, recebeu o Troféu Tamborim de Ouro, do Jornal O Dia, de melhor samba-enredo do carnaval mirim pela Mangueira do Amanhã. Em 2023, venceu o Estandarte de Ouro, pela Lins Imperial, como melhor samba-enredo da Série Ouro. Como enredista, há no currículo os seguintes enredos: “Pinah, A Soberana” (Lins Imperial 2020), “Mussum pra sempris” (Lins Imperial 2022), “Madame Satã” (Lins Imperial 2023), “Jovelina, A Pérola Negra do Samba” (Lins Imperial 2024), “Galanga Muzinga — A saga de Chico Rei (Lins Imperial 2025). Seus enredos foram premiados nas seguintes ocasiões: Troféu Cultura Negra no Carnaval da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio de Janeiro (Lins Imperial 2022 e 2023) e Troféu Samba na Veia (Lins Imperial 2022). Foi um dos idealizadores da 1ª Semana de Carnaval & Empreendorismo da UFRJ, bem como do Troféu Madame Satã, relacionado ao enredo de 2023 da Lins Imperial, que reconhecia a importância de personalidades LGBTQIAP+ na luta contra a transfobia, homofobia, bifobia etc. Atualmente, é um dos enredistas da Unidos da Tijuca, atuando na pesquisa do enredo “Logun-Edé – Santo menino que Velho respeita”, para o carnaval 2025, ao lado do carnavalesco Edson Pereira.
https://www.facebook.com/MateusPranto
https://www.instagram.com/mateus_pranto/
TARSO GERMANO DORNELLES – Tarso é compositor, ritmista do GRES Consulado Florianópolis/SC, Cavaquinista do Bloco Comuna que Pariu – Florianópolis/SC.
ANDRÉ SILVA – Apaixonado pelo samba em todas as suas formas. Ritmista do Império de Casa Verde e compositor de aproximadamente 300 músicas, carrega no coração a batida que move a nossa cultura. Além disso, tem um perfil no Substack com mais de 500 publicações, onde espalha suas ideias, histórias e reflexões sobre música, futebol e carnaval.
THAIZ MORENO – Estudando CARNAVAL GESTÃO E DESIGN na faculdade CENSUPEG. Também é ritmista em blocos de rua.