Determinada e na luta para chegar ao grupo especial, a União de Niterói, vem com o enredo “Bate o sino pequenino, sino de Belém”, criado por Humberto Mansur e que será desenvolvido pela dupla formada pela carnavalesca Rafaela Souza e pelo carnavalesco atual bicampeão do grupo especial da LIESV Sérgio Razera.
Confira a entrevista concedida pelo presidente, André Mattos:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Conheci a LIESV através do meu irmão (Cláudio Mattos) que era o presidente da União de Niterói durante muito tempo e escolhi pois ela porque meu irmão tem muito carinho pela LIESV e me incentivou a seguir com a escola
2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
A União de Niterói foi fundada pelo Pitty de Menezes, hoje intérprete da União de Niterói e da Imperatriz Leopoldinense. Logo após da saída do Pitty de Menezes, meu irmão assumiu a escola e ficou como presidente dela de 2008 até 2014 e em 2020 eu assumi ela e em 2022 nós voltamos a passarela virtual mais assistida do mundo. A tricolor de Niterói tem como símbolos um aperto de mãos e o MAC (Museu de Arte Contemporânea)
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
A União de Niterói contará em 2023 “Bate o sino pequenino, sino de Belém”! O enredo contará sobre o Natal, os brinquedos, quebra-nozes, o Natal das crianças pobres e ricas e muitas outras coisas que você só verão no desfile. A União de Niterói não tem projeto do tamanho do desfile.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
A nossa equipe foi montada com muita cautela e estou muito feliz com a nossa equipe que é formada por mim que sou o presidente André Mattos, os presidentes de honra Claudio Mattos e Pitty de Menezes, a carnavalesca Rafaela Souza em dupla com o atual bicampeão do grupo especial da LIESV Sérgio Razera, o enredista Humberto Mansur e o intérprete Pitty de Menezes.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
O samba da União de Niterói para 2023 será encomendado e será feito pelo Cláudio Mattos.
6 – O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?
A União de Niterói espera um espetáculo tanto de nós como das nossas co-irmãs.
Confira abaixo a sinopse do enredo da União de Niterói para o Carnaval Virtual 2023:
Sinopse
Querido Papai Noel,
Como você tá? Eu sei que não é Natal ainda, mas eu queria escrever uma carta pra você. Todo mundo escreve carta pra você todo ano lá em dezembro, mas ninguém escreve pra você no começo do ano, né? O papai e a mamãe me ajudaram a escrever e mandaram essa carta pra você, porque eu achei que seria legal se eu mandasse uma carta pra você no meio do ano. Eu queria muito ser seu amigo, Papai Noel. O meu papai é uma pessoa muito legal, mas você também! Eu amo você, Papai Noel. Eu quero ser que nem você um dia. Eu até vou te contar o que eu aprendi sobre o Natal pra ser que nem você um dia, pra gente conversar bastante aqui, tá?
O Natal é tipo o aniversário de Jesus. Quando Deus quis mandar o filho dele pra cá, ele mandou o anjo Gabriel falar pra Virgem Maria e pro José que ela ia ser a mãe de Jesus, e pra eles não ficarem assustados. Aí, quando eles foram pra Belém, não tinha um lugar pra eles ficarem, e Jesus nasceu numa manjedoura bem humilde. Aí os anjos falaram isso pros pastores e os Reis Magos vieram de longe e deram uns presentes pra Jesus. Só que o Rei Herode não gostou disso! Ele mandou irem atrás de todos os bebês daquele lugar. Que cara malvado! A Maria, o José e Jesus tiveram que fugir e esperar até o Rei Herode morrer pra voltar pra Nazaré. Eles tiveram que esperar muito, não é, Papai Noel?
Uma coisa que eu gosto muito no Natal é que todo mundo participa. Até quem não vai na igreja gosta! O Natal é uma festa onde todo mundo é legal, todo mundo comemora, é muito bonito. Minha professora me contou que o Natal, na verdade, junta um monte de festas de um monte de gente lá da Europa. Tinha a festa dos romanos, tinha a festa dos alemães, tinha a festa do sudeste da Europa, aí juntaram tudo numa festa só pra todo mundo comemorar junto. Eu acho isso muito maneiro.
Eu também descobri que você é parente de São Nicolau, Papai Noel! Ele também era um velhinho que ficava dando presentes pras pessoas. Ele ajudou muita gente, e era o santo padroeiro de um monte de coisa, tipo das crianças! Aí os holandeses transformaram ele numa lenda, e quando eles foram lá pros Estados Unidos, deram um trenó pra ele, deram o gorro, deram o saco de presentes e aí ele virou você! Sua história é muito legal, Papai Noel. Eu também queria ter um trenó que me deixasse voar por aí!
Acho que eu já tô escrevendo muito. Desculpa, é que eu gosto tanto do Natal que eu fico falando sem parar! Mas o papai gosta disso e a mamãe também. Quando chega o Natal, a gente decora tudo com os sininhos, a neve, a árvore e mais um monte de coisas. A mamãe trabalha muito no Natal pra gente ter dinheiro pra fazer uma ceia bem bonita, e o papai cozinha muito bem. Aí a gente fica vendo filme e cantando música de Natal até você chegar e deixar os presentes. Pena que você não pode ficar, você tá muito ocupado. Mas tudo bem. Tem muita gente boazinha no mundo que merece presente. Acho que eu vou brincar agora, não quero atrapalhar você e os duendes de fazerem os presentes pra dezembro. Tchau, Papai Noel! Até o Natal!
…
PS: Ah! Quase esqueci de falar! Esse ano, eu já vou mandar o presente que eu quero agora. Eu quero um troféu bem bonito, dourado, brilhante, pra eu botar no meu quarto. Pode ser?