Histórico e Inédito. Essas são duas palavras para descrever a parceria realizada entre a Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais e o Colégio Estadual Rodrigo Otavio Filho Brasil-Itália (RJ), localizado em Vaz Lobo uma região que tem o samba e as escolas de samba como importante elemento identitário e cultural.
Através de Elídio Fernandes, presidente da Arrebatados Por Momo, o projeto foi discutido dentro da direção da LIESV e levado ao Diretor do Colégio, Haroldo Hipólito, que tornou-se o presidente da Associação Cultural Escola de Samba Educativa Virtual Brasil-Itália (ACESSV Brasil-Itália). Haroldo identificou na parceria uma grande oportunidade de proporcionar aos participantes (equipe escolar e estudantes) a construção efetiva deste projeto, abrindo possibilidades para vivências histórico-artístico-criativas inerentes ao universo das Escolas de Samba (que ainda são um viés profissional aqui no RJ).
A Escola Virtual será composta por frentes de trabalho diversas. Alguns professores, com suas turmas, estão caminhando na direção da realização da ideia. Então, a escola não tem a figura central do carnavalesco, por exemplo. Mas os professores que estão trabalhando suas turmas são: Luciana Nascimento de Almeida, de Italiano, e os professores Ademir Pinto de Oliveira e Elidio Fernandes Junior, de Língua Portuguesa. “É um trabalho a muitas mãos!”, exclamou Haroldo.
Confira a entrevista cedida pela presidente, Haroldo Hipólito:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Conhecemos a LIESV por meio do professor Elidio Junior, que propôs a criação de um projeto escolar multidisciplinar que envolvia a criação de uma Escola de Samba Virtual. Foi quando ele me apresentou a ideia e também me mostrou o compacto da Escola Arrebatados por Momo. Como também sou ‘do samba’ – fiz parte de comissões de frente e alas coreografadas – logo abracei a ideia.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
O Colégio Estadual Rodrigo Otavio Filho Brasil-Itália (RJ) está localizado em Vaz Lobo, uma região que tem o samba e as escolas de samba como importante elemento identitário e cultural. Estamos colados a Madureira (Terra do Império Serrano e da Portela, além do Jongo da Serrinha) e Irajá (terra do Boêmios de Irajá e do Urubu Cheiroso – Tradicionais Blocos), além da Mocidade Vicentina, de Vicente de Carvalho e da Renascer de Vaz Lobo, escola de nosso bairro.
O projeto pedagógico que deu origem a nossa escola se ancora nesta realidade e objetiva proporcionar aos participantes (equipe escolar e estudantes) a construção efetiva deste projeto, abrindo possibilidades para vivências histórico-artístico-criativas inerentes ao universo das Escolas de Samba (que ainda são um viés profissional aqui no RJ).
Apresentando nossa identidade visual, devo explicar que somos um Colégio Estadual Intercultural Brasil-Itália e tal fato foi determinante no batismo de nossa agremiação e na construção de nosso pavilhão.
Assim, apresento a todos a Associação Cultural Escola de Samba Educativa Virtual Brasil-Itália (ACESSV Brasil-Itália), fundada este ano. Nosso pavilhão carrega nosso DNA: Somos da Educação Pública Estadual (cor-símbolo: azul), Somos Brasil e Itália. Por isso, nossas cores são: azul, verde, vermelho e branco. Nosso símbolo é um livro aberto com uma pena, referenciando nossos dois escritores cujas silhuetas estão em nosso pavilhão: Dante Alighieri e Machado de Assis.
Muito prazer…
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Vamos marcar nossa estreia com o enredo A divina Comédia Carioca. A partir de estudos coordenados pelos professores da escola com suas turmas, foi observada a estrutura da obra A Divina Comédia, de Dante. A partir do entendimento de sua estruturação, analisaremos aspectos histórico-sociológico-culturais do Rio de Janeiro Assim chegaremos Às representações do inferno, do purgatório e do paraíso do Rio de Janeiro, cidade purgatório da beleza e do caos.
Nosso desfile será, então dividido em quatro setores: o poeta genial, o inferno, o purgatório e o paraíso. Ainda não definimos como isso será estruturado em alas. Tal estudo ainda está sendo realizado.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Nossa escola não possui uma equipe fechada, afinal temos uma peculiaridade: as frentes de trabalho são diversas! Alguns professores, com suas turmas, estão caminhando na direção da realização da ideia. Então, não temos a figura do carnavalesco, por exemplo. Mas os professores que estão trabalhando suas turmas são: Luciana Nascimento de Almeida, de Italiano, e os professores Ademir Pinto de Oliveira e Elidio Fernandes Junior, de Língua Portuguesa. É um trabalho a muitas mãos…rs
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc
O samba enredo será composto por estudantes regularmente matriculados na escola e nossa comunidade escolar. Logo, não teremos um concurso totalmente aberto. A ideia é dar protagonismo a eles por meio de suas produções vinculadas à ACESSV Brasil-Itália.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Estamos chegando agora, é normal que tenhamos muito a aprender, a nos desenvolver, a crescer. Mas sou um presidente que sempre quer mais! Nosso objetivo é, sem dúvidas, brigar entre as melhores, apresentando um grande trabalho.
Sempre espero muita coisa, quero ir além… mexer com a autoestima dos participantes dando visibilidade às produções e expostas virtualmente é um princípio básico, que te como ideia adjacente envolver toda a comunidade escolar neste fantástico universo das Escolas de samba.
Aguardem-nos, estamos chegando! Abraços, Haroldo.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Brasil-Itália para o Carnaval Virtual 2021:
“A Divina Comédia Carioca”
A Divina Comédia Carioca
Em 14 de setembro de 1321, morria Dante Alighieri, um dos autores italianos mais conhecidos de todos os tempos. Sua obra mais célebre é a Divina Comédia, um poema de estrutura épica e com propósitos filosóficos, que foi escrito em seu dialeto local, o toscano, que, mais tarde, foi estabelecido como a língua italiana padrão, conferindo a Dante o título de “Pai” da língua italiana.
Originalmente, o título do poema era simplesmente “Comédia”, não por se tratar de um texto divertido, mas por iniciar no Inferno, passar pelo Purgatório e finalmente terminar no Paraíso. O final feliz da obra contrasta-se com o da tragédia.
Considerando a estrutura narrativa de A Divina Comédia, as representações alegóricas da sociedade toscana ali retratadas e a importância histórica e cultural que o poema dantesco representa, nossa proposta neste primeiro projeto é o de estabelecer reflexões sobre a sociedade carioca á luz da Comédia de Dante: Inferno, Purgatório e Paraíso na cidade da beleza e do caos.
Autor do enredo: Haroldo Hipólito, Elidio Fernandes Junior e Luciana Nascimento de Almeida