Fazendo sua estreia na LIESV, a vermelho e amarelo de Poconé cantará na passarela virtual João Jorge 30 o espírito Etnhiritipá, um grito de alerta ao povo Auwe da Serra do Roncador. Com 17 alas, 3 alegorias e 1 tripé, a novata promete impactar já no seu primeiro ano no Carnaval Virtual.
Confira abaixo a entrevista concedida pelo presidente Alex Silva.:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Eu conheci através de um amigo que me convidou para participar da LIESV no começo eu não queria.
Eu escolhia LIESV por que é um carnaval diferenciado de outras ligas e gostei muito da LIESV.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
Foi fundada em janeiro de 2019
O motivo era que eu queria participar e comecei a montar uma equipe aí eu não parei mais
Cores: Vermelho e amarelo
Símbolo: Coroa
Nome: Acadêmicos do Porto.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Etenheritipá o canto dos xavantes.
3 alegorias, 1 tripé, 17 Alas.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Eu fiz um processo de seleção da equipe.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
A entrega da letra e o áudio é até o dia 21/12/2020 , a sinopse está no site vitrine do samba, o samba deve ser entregue em áudio com letra, para enviar entre em contato com o Presidente da escola ou pelo Email do Presidente Silvaalex1027@gamil.com, seguinte o áudio pode ser feito com ou sem instrumento, os 4 melhores sambas vão passar para a final.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Eu espero desfiles maravilhosos os enredos são muito bom, pra minha escola eu tenho uma expectativa muito grande é meu primeiro ano na LIESV escolhi um enredo que traga impacto e ao mesmo tempo uma alerta.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Acadêmicos do Porto para o Carnaval Virtual 2021:
“Etenheritipá o canto dos Xavantes“
No Paraíso ainda em descoberta o povo de pele vermelha AUWE, tem vivido há muito tempo na região centro-oeste das terras do Novo Mundo, nos vastos e abertos Campos do Cerrado. São parte deste mundo Desde o tempo da criação aprendendo com seus ancestrais A Arte de Viver nesta Nobre terra.
Da terra de provém tudo o que é necessário para vida dessa nação, variedade de frutas raízes e peixes, materiais para construir suas casas, cestos, flechas e bordunas, plumas nas quais retiram os mais belos cocares quem enfeitam o corpo e o espírito guerreiro.
Interagiram com a civilização de forma a morrer por sua raça após a chegada de indolentes colonizadores. Depois de muito sangue derramado após seu contato com o povo de pele branca, essa poderosa nação Indígena aceita pacificar sua relação com os brancos, criando um elo entre dois mundos através do grande chefe Apoena, no lugar onde ficou conhecido como Rio das mortes na aldeia mãe do Povo Xavante como são chamado pelos povos brancos até hoje.
Uma nação cercada de um misticismo traz cantos que surgem nos sonhos dos homens entregues pelos espíritos dos antepassados que são apresentados pelos sonhadores a toda Aldeia que incorpora as cerimônias,Cantos que hoje conduzem a Acadêmicos do Porto ao espírito Etnhiritipá, Um salve ao povo “AUWE DA SERRA DO RONCADOR.”