Surgindo de uma junção entre a G.R.E.S.V Eldorado do Samba e a G.R.C.S.E.S Penha, a G.R.S.C.E.S.V Penha é mais uma escola do carnaval de São Paulo que estará tanto na passarela real quanto na virtual no ano de 2021.
Confira a entrevista cedida pelo presidente da escola, Henry Bernardo:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Nós conhecemos a LIESV enquanto estávamos na outra liga e achamos ela nem interessante, principalmente pelo feto de terem outras escolas reais na LIESV como é o caso da Mocidade unida da Moóca,Acadêmicos do Peixe e entre outras…
Nós decidimos vir pra LIESV por causa que ela é uma liga bem desenvolvida e também pelo fato de poder estar mais bem preparada com escolas reais que vieram para o virtual
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
Nós somos a Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de samba virtual Penha e nós surgimos após um acordo entre a GRCSES Penha e a antiga GRESV Eldorado do samba para se fundirem a virarem a GRCSESV Penha, a GRCSESV Penha surgiu para trazer aquele gostinho de carnaval real para o virtual fazendo com que a Escola se reinvente vindo aqui para o Carnaval virtual e ela veem com as cores Preto,Azul e Branco; e também traz a basílica de Nossa senhora da Penha, tamborim, surdo e sua coroa como símbolos da escola.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Nosso enredo se chama “A idolatrado bandeira de pavilhões a tremular” e ele vai contar sobre a história da nossa bandeira nacional e também sobre quais outras bandeiras já se tornaram o maior símbolo do nosso país, e ele foi desenvolvido pelo nosso presidente Henry Bernardo e pelo nosso presidente de honra Everton Coelho. nós iremos ir com 4 carros alegóricos,14 alas, 1 tripé e 2 casais de Mestre sala e Porta bandeira.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Nossa equipe foi formada com alguns componentes da escola real e alguns outros que já trabalharam conosco na antiga Eldorado do Samba. Fazem parte dela o nosso presidente Henry Bernardo e o nosso vice presidente Wendel Machado; os nosso carnaval será desenvolvido pelos nossos carnavalescos Alexandre Gonçalves, Pauline Abreu e Uilber Guarinho; A frente do nosso carro de som estarão Tays Calhado e Thiago Lima;o nosso presidente de honra Everton Gonçalves; e o nossos casais que são formados por Cley Ferreira e Thais Paraguassu como 1° casal de Mestre sala e Porte bandeira e Caique Marotti e Karina Zamparolli como 2° casal de Mestre sala e porta bandeira
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
Nosso samba-enredo será encomenda.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Nós esperamos que o carnaval virtual de 2021 seja o melhor de toda a história da LIESV e que tenha cada vez mais público para ver esse belo trabalha que todas as GRESVs fazem no decorrer do ano, e em relação às co-irmãs eu espero que elas façam o melhor trabalho possível no decorrer desse ano, para que quando elas entrarem na Passarela virtual elas arrasem e façam o melhor desfile delas!!
Confira abaixo o enredo e a sinopse oficial da escola para o Carnaval Virtual 2021:
“A idolatrada Bandeira de Pavilhões a Tremular Salve o seu Verde, Amarelo, Azul e Branco”
Alguns dias após a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822, Surgiu a primeira bandeira Brasileira. Esta que foi desenhada por Jean Baptiste Depret, um grande pintor francês dos Séculos XVII e XVIII e que trabalhava no Governo brasileiro naquela época. Suas cores foram escolhidas por D. Pedro I, que se espelhou nas cores dos Brasões das duas famílias reais, Tanto da Família Bragança (D. Pedro I) e Família Habsburgo (Imperatriz Leopoldina), e também foi muito influenciada pelas bandeiras das tropas militares que atuavam na Revolução Francesa. Seu símbolo central também contava com ramos de café e de tabaco, que eram os grandes produtos cultivados no Brasil naquela época. Também havia uma esfera com a Cruz da Ordem de Cristo, que representava a valorização do Cristianismo no Brasil, e também tem as 20 estrelas brancas que simbolizavam as 20 províncias brasileiras. Após sua coroação como Imperador do Brasil, D. Pedro I teve sua Coroa Imperial representada na bandeira Brasileira a partir daquele momento. De 15 a 19 de Novembro de 1889 o Brasil teve uma nova bandeira após ser proclamada o sistema de República no País. Ela permaneceu por apenas 4 dias, porém teve suas características e história. Esta que foi inspirada na bandeira Americana por meio de suas listras e continha treze listras, que se referiam as treze colônias americanas. Além das estrelas no canto superior da bandeira com as estrelas que se referiam aos estados brasileiros/Províncias e também foi inspirada na bandeira americana. Em 19 de Novembro de 1889 foi criada uma lei onde foi decidida a bandeira Brasileira oficial da República Federativa do Brasil, Na qual está até hoje como bandeira oficial brasileira. Após a mudança da bandeira e do modo político houve uma mudança nela, a substituição da coro imperial e dos ramos e da Cruz da Ordem de Cristo por um Círculo azul com a frase “Ordem e Progresso”. As estrelas também mudaram de lugar, e agora foram parar no meio do Círculo azul que representava o céu e as estrelas se espalharam, formando assim um céu estrelado. Assim, se diferenciando da bandeira dos Estados Unidos da América que era pedido pelo povo e pelos governantes brasileiros, pois eles não queriam ter sua imagem ligada ao governo americano. Na época eram 21 estrelas ( 20 Estados e 1 Capital), já hoje são 27 estrelas (26 Estados e 1 Distrito Federal), isso ainda pode ser modificado pois conforme forem criados novos Estados eles também vão ter sua estrela representada na bandeira Brasileira. Todos já devem ter escutado ou estudado que as cores da Nossa bandeira que o significado da nossas cores são relacionadas as matas, o ouro, o céu e a paz, não é mesmo? Mas o verdadeiro significado é outro. O verde e o Amarelo foram mantidos da bandeira imperial, o amarelo da Casa de Habsburgo da Áustria e o verde da Casa de Bragança de Portugal. Já o Azul e o Branco representam o céu estrelado no Rio de Janeiro no dia da Proclamação da República.
Autores do enredo:
Everton Coelho e Henry Bernardo.