“Em tempos de pandemia o carnaval virtual chegou pra nossa agremiação como uma grata surpresa de como fazer carnaval diferente do que já vivemos.”. Com essa mentalidade, a Oba Oba, maior campeã do Carnaval Real de Barueri-SP, vai para seu terceiro desfile junto à LIESV. Tendo conquistado um 13º lugar em 2020 no Grupo de Acesso e um 6º lugar em 2021 na Edição Especial – Milton Cunha em Fevereiro, a azul e branco cantará “SIMPLESMENTE AZUL. MARAVILHOSAMENTE, AZUL. DESLUMBRANTEMENTE… AZUL!!!” em 2021 no Carnaval Virtual.
Confira a entrevista cedida pelo presidente, Cleyton Albuquerque:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Em meio a pandemia em 2019 nosso presidente Cleyton Albuquerque em isolamento por covid-19, ouviu uma entrevista do Presidente Rafael Falanga onde ele falava da experiência de participar do carnaval virtual, assim nosso presidente foi buscar conhecimentos referente o carnaval virtual e decidiu apresentar a nossa diretoria.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
O GRCES OBA OBA e uma escola do mundo real, que tem 41 anos de uma linda história de grandes conquistas. Somos nascida e fizemos história na cidade de Barueri, cidade a da grande São Paulo. Temos 11 títulos sendo 8 consecutivos da década de 80/90, temos a honra de ostentar em nosso pavilhão as cores azul, branco e preto e temos como símbolo maior a águia Altaneira. Criada como a grande maioria das escolas, com o início do carnaval na cidade, nossa comunidade prestigiou outras escolas no primeiro ano de carnaval e a partir do segundo um dos nossos fundadores, o senhor Fernando português (assim conhecido no bairro) levantou a ideia é a comunidade abraçou. Esse é um pequeno resumo da nossa história que no ano de 2021 comemorou 41 anos na passarela virtual.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Simplesmente mergulhada em sua autoestima, a águia azul – símbolo da Oba Oba – contemplará a sua cor nas maravilhas do Universo, da natureza, da arte, da fé e do deslumbrante carnaval.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Nossa equipe foi montada exclusivamente para organizar o desfile virtual com alguns diretores do nosso desfile real e alguns convidados. Temos em nossa equipe CLEYTON ALBUQUERQUE, ELISANGELA CARNEIRO, EMILLYN CARNEIRO, WELLINGTON CARNEIRO, PEDRINHO VILA PORTO, RONALDO BANHA, MARROM HARMONIA, CARLOS EDUARDO DE CAMPOS, WAGNER NEVES, ANDRESSA PINTO, ALI RICARDINHO E FABIO PARRA, cada um em seu departamento para melhor organizar nosso projeto de desfile.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc
Não teremos eliminatórias, nosso samba será encomenda. E com muito orgulho levaremos para a passarela do virtual um samba do nosso diretor de carnaval “Geórgia Marrom e sua parceria”.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Em tempos de pandemia o carnaval virtual chegou pra nossa agremiação como uma grata surpresa de como fazer carnaval diferente do que já vivemos. Já tivemos umas duas lindas apresentações, em 2020 no acesso nos classificamos em 13ª colocação. e na edição especial ficamos 6ª colocação. Não esperamos menos na próxima edição nosso trabalho vem evoluindo e estamos trabalho para assumir a primeira 1 colocação do grupo de acesso. Com muito respeito a todas as coirmãs.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Oba Oba para o Carnaval Virtual 2021:
“PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ENREDO: SIMPLESMENTE AZUL. MARAVILHOSAMENTE, AZUL. DESLUMBRANTEMENTE… AZUL!!!”
SETOR 1: CONTEMPLANDO O FIRMAMENTO
Evoco a luz, energia essencial para que o meu olhar possa vislumbrar a beleza das cores e das formas no mundo. Sou a Águia Guerreira da folia em mais um sonho de carnaval. Ainda pousada, contemplo o firmamento. No céu do meu carnaval, o Sol e a Lua são as referências, qual Pierrô e Colombinas apaixonados, conduzindo o pavilhão onde minha figura estampa, sob a chuva de estrelas que são confetes. No azul celestial do Firmamento, a luz revela mais um elemento da minha folia o Arco-Iris que, como uma serpentina, embala esse sonho colorido. Todas as cores combinam com o azul!
Comissão de Frente: Luz
Casal de MSPB: Luzes da Paixão
Ala 1: Chuva de Estrelas Carro
Abre Alas: O Azul Celestial do Firmamento
SETOR 2: SIMPLESMENTE, A VIDA
E a grandiosidade anil do céu se reflete na vida. Em muita vida! Um campo de hortênsias atrai borboletas que com elas bailam. Mais adiante, vejo a beleza ímpar de uma revoada de araras azuis. Azuis como eu… A vontade de voar é irresistível… Voei, voei alto e me encantei com a grandiosidade azul do mar, que dá cor ao nosso planeta. Sim, a Terra é Azul! Como disse o Astronauta!
Ala 2: Campo de Hortênsias
Ala 3: Araras Azuis Entrada da Bateria: Marujos
Ala 4: O Mar
Tripé: A Terra é Azul
SETOR 3: MARAVILHOSAMENTE, A ARTE
Terra. Terra em que o Homem, dentre tantas coisas, fez a arte. E demorou muito para que a cor do céu e do mar se tornasse cor de arte: e essa conquista é dos persas. De povos em povos, o azul foi conquistando paredes, até tornar-se marcante nos incomparáveis azulejos portugueses. Você sabia que a palavra azulejo tem esse nome por causa da cor azul? Na pintura, artistas como Portinari se desdobraram para conseguir o maior gama possível de azuis em suastelas! Na tela ou na arquitetura, o azul brilha nas paisagens do Oriente com a imponência turquesa dos minaretes… Uma arte que busca o céu!
Ala 5: Azul da Pérsia
Ala 6: O Azulejo Português
Ala 7: Os Azuis de Portinari
Carro 2: Heranças Azuis
SETOR 4: MARAVILHOSAMENTE, A FÉ
E a busca do céu é uma das manifestações da fé! Fé com que o Brasil veste, de manto azul, sua Rainha Conceição Aparecida. Nobreza da cor compartilhada com a vestimenta de Ogum, padroeiro dos lares. No tom mais celestial, a cor veste o mais elegante dos orixás: Oxóssi, o Rei Caçador! Clareando um pouco mais, temos o azul quase branco, que emana de uma das maiores manifestações da fé do planeta: as oferendas da Festa de Yemanjá, Rainha do Mar!
Ala 8: O manto Azul da Padroeira
Ala 9: O Guerreiro protetor do Lar
Ala 10: O Rei Caçador
Tripé: O Azul da Fé (Oferendas à Rainha do Mar)
SETOR 5: DESLUMBRANTEMENTE, A CULTURA POPULAR
E por falar em festas, o Brasil é incomparável na grandiosidade de seu deslumbrante folclore. Em Parintins, no meio da floresta amazônica, toda noite de São João é marcada pela estrela maior que ilumina as fitas azuis dos vaqueiros do Bumbá Caprichoso, o Touro Negro, que evolui ao som de sua Marujada de Guerra! Tambores… Ah, tambores… É carnaval e é hora de eu revoar pelo mundo azul do samba: o azul da Portela – Majestade do Samba de Oswaldo Cruz, da Soberania do Azul Luxuoso da Beija-Flor de Nilópolis, da Nobreza do Azul do Bairro de Noel…
Hora de agradecer ao pioneiro que trouxe o meu símbolo e minha cor no samba paulista: Alberto Alves da Silva, o seu Nenê de Vila Matilde!
Depois de todos os voos, completo o meu sonho aqui, na avenida, nosso palco, de encontro ao meu azul: o Azul Oba Oba! Com ele, me misturo ao deslumbrante carnaval das escolas de samba, que enche os olhos tal qual a cauda de um pavão… azul!
Evoé!
Ala 11: O Azul Caprichoso Retorno da Bateria: Marujada
Ala 12: A Majestade de Osvaldo Cruz
Ala 13: O Azul Luxuoso de Nilópolis
Ala 14: A Nobreza do Bairro de Noel
Ala 15: (Velha Guarda): Tributo a Seu Nenê
Carro 3: O Deslumbrante Azul do Carnaval
Autor do enredo: Fábio Cavicchio Parra