Com muita energia na busca do título e o retorno ao grupo especial, a Império Andreense, vem com o enredo “Ubuntu – Eu sou o que sou, porque nós somos.”, que será desenvolvido pela carnavalesca Beatriz Matos.
Confira a entrevista concedida pelo presidente, Henrique Torres:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Já faz tanto tempo que nem lembro direito, mas foi buscando algo sobre carnaval virtual
2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
Fundada em 2011 fizemos uma homenagem a cidade que o presidente residia, as cores são verde, amarelo, azul e branco com o brasão de Santo André e dois tigres.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Ubuntu, a quantidade de elementos está em desenvolvimento
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Mantemos a equipe dos dois últimos anos com a Beatriz a frente dos desenhos e no desenvolvimento do enredo o intérprete será definido em breve.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
A escola optou por fazer eliminatórias, seguindo as seguintes regras:
REGRAS PARA CONCURSO DE SAMBA ENREDO DA (IMPÉRIO ANDREENSE) – LIESV CARNAVAL VIRTUAL 2023
– Data limite para entrega dos sambas: 23/05/2023;
– Divulgação do Samba Campeão: 30/05/2023;
– Poderá ser feito solo ou em parceria de compositores? SIM ou NÃO?
SIM
– É necessário envio do áudio com no mínimo uma passada do samba, acompanhado ou não, de instrumentos? SIM ou NÃO?
NÃO
– Cada compositor ou parceria poderá colocar em disputa quantos sambas quiser? SIM ou NÃO?
SIM
– Todos podem participar? SIM ou NÃO?
SIM
– Os sambas inscritos só poderão ser divulgados após o fim do prazo de inscrição? SIM ou NÃO?
NÃO
– Enviar o áudio do samba concorrente em formato “.mp3”; acompanhado da letra do samba e nome dos compositores para o Whatsapp Henrique Sobral 81986144628);
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Que seja um carnaval repleto de novidades, alto nível e constância no desenvolvimento das escolas
Confira abaixo a sinopse do enredo da Império Andreense para o Carnaval Virtual 2023:
“O Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império Andreense neste Carnaval de 2023, vem falar sobre uma sabedoria africana chamada “Ubuntu”, onde tem uma questão de ética, refletindo sobre que ser humano nós somos?
A seguir, temos a lenda que conta sobre de onde surgiu essa cooperação para que se tenha a harmonia da comunidade.
Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim que lhe ocorreu uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças:
– A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas.
Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado: as crianças deram as mãos umas às outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas.
O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu:
– ‘Ubuntu’. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?
Entende-se que a pessoa com Ubuntu, tem consciência e será atravessada sobre as questões e problemas do seu povo. Para o nosso sucesso e evolução, é preciso ser cidadão, cumprindo os direitos e deveres, para que assim todos possam prosseguir juntos num consenso, sobre o que é melhor para todos.
A partir disso, A Andreense vem trazer um enredo crítico, para que possamos notar o que estamos errando sendo indivíduos e como sociedade. Exercendo a cidadania, onde podemos e devemos lutar por nossos direitos, sem medo da opressão. Ter mais empatia e respeito, saber cuidar de tudo e de todos, pois não estamos sós, é preciso saber reconhecer e zelar pelos nossos irmãos e pelo nosso solo.
Assim o primeiro Setor, mostra as manifestações pelo povo, em que todos possam ter as mesmas condições de uma vida melhor. Assim, reivindicando por Educação, onde os professores são tão prejudicados por questões de salário e infraestrutura, que acaba afetando na formação dos alunos. E pensando em progresso, é preciso que todos tenham um emprego digno, comida na mesa, saúde e segurança para todos, principalmente nas favelas, onde os moradores mais pedem paz.
No segundo Setor, faz a gente refletir como estamos contribuindo sendo cidadão, para o nosso entorno. E assim, aborda sobre ser justo quando deve ser justo, se desvincular um pouco das redes sociais e olhar mais sobre o que está acontecendo de fato ao seu redor. E também fala sobre como estamos cuidando do nosso solo, da nossa fauna, das nossas matas e rios, zelando pelos que verdadeiramente cuidam e respeitam essa terra, que são os povos originários.
E no terceiro Setor, aborda acerca da opressão que as minorias sofrem e que deve ser exigido a liberdade de expressão. Para que imigrantes possam ser bem recebidos, num país onde tem diversas culturas, devemos enaltecê-las, assim como temos cultos de várias religiões, é necessário que não haja mais intolerância religiosa, no qual possamos conviver em harmonia. Visto que o Ubuntu atinge também sobre ter respeito pelas diversidades, então falamos que o amor não tem raça, não tem gênero, o amor é singelo e puro. “
Autor do enredo: Beatriz Matos