A Associação Cisne do Amanhã será o enredo da Unidos da Vila Nhocuné para o Carnaval Virtual 2021

Depois de muitos anos afastada do Carnaval Virtual, a Unidos da Vila Nhocuné retornou em 2020 fazendo um bom desfile e que contagiou o público. Para 2021, a azul e amarelo de São Paulo trará uma grandiosa homenagem a Associação Cisne do Amanhã, que há 17 anos visa a qualificação para casais de mestre-salas e porta-bandeiras, fazendo surgir grandes talentos para o Carnaval de todo o Brasil.

Confira a entrevista cedida pelo presidente, José Luis:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Conheco a Liesv desde 2006, quando meu sentimento por Carnaval ultrapassou a barreira do real e usando a internet Conheci o Carnaval Virtual .

2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?

A fundação da Vila Nhocuné acontece perto do Carnaval 2007, quando um grupo de amigos todos adolescentes se reuniam todos os domingos para um curso de mestre sala e porta bandeira, e de uma brincadeira surge a Nhocuné.
A definição das cores se deu quando todos falaram duas escolas reais e nenhuma delas era azul e amarelo , assim decidiram colocar a Coroa como a Soberania de todos os amigos em ser Mestre Sala e Porta Bandeira.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

O enredo prestaremos uma Homenagem a uma das grandes entidades responsáveis pela manutenção do Carnaval de São Paulo.
A Associação Cisne do Amanhã que a 17 anos vem trocando experiências e fazendo surgir grandes talentos para o Carnaval de todo o Brasil.
Nosso Carnaval será composto por 4 carros alegóricos, 15 alas e alguns elementos surpresas.

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

Nossa Escola no Último Carnaval fez um Carnaval de Superação na Liesv, depois de muitos anos inativa.
A nossa equipe será montada
Presidente José Luís Castro
Vice presidente Higor Ferreira
Comissão de Carnaval: Nicinha, José , Higor, Juliana, Rose Irene, Sônia
Intérprete Renato Ícaro

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc

Será encomendando.

6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Esperamos um Carnaval muito maior que 2020, com a pandemia os milhares de apaixonados por Carnaval buscaram a Liesv como um refugiu da falta do Carnaval 2021.
Esperamos um Carnaval muito competitivo e alegre pois é isso que estamos precisando!

Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Unidos da Vila Nhocuné para o Carnaval Virtual 2021:

“OS PASSOS ESTÃO NA ALMA DE QUEM DANÇA, SALVE O CISNE DO AMANHÃ. A SOBERANIA NA ARTE DE BAILAR.

O Gremio Recreativo Cultural Escola de Samba Virtual Unidos da Vila Nhocuné orgulhasamente apresenta ao mundo do samba virutal o enredo Carnaval 2021 “OS PASSOS ESTÃO NA ALMA DE QUEM DANÇA, SALVE O CISNE DO AMANHÃ. A SOBERANIA NA ARTE DE BAILAR.” Contará a trajetoria de umas das mais renomadas associações de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte do Brasil e do mundo, que passou por evoluções e contratempos, jamais deixou de formar lapidar e dar o direicionamento a muitos casais e porta estandartes, a gloria do reconhecimento vem do proprio mundo do samba para o CISNE DO AMANHÃ.
Associação “Cisne do Amanhã” nasceu da iniciativa de Gabriel de Souza Martins, o Gabi e Venésia Martins, a Vivi, Nasceu em São Paulo, Gabriel Martins teve o início de sua trajetória na Faculdade do Samba Barroca Zona Sul, na ala de compositores e, às vezes, arriscava no samba no pé, onde teve o feito de ganha o samba de 1985.
Em 2004, através das mãos de Gabi e Vivi, com suporte da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, nasceu o “Projeto Barracão”. Este tinha suas atividades vinculadas a ações socioculturais e era subsidiado pelo Governo do Estado, situação que garantia a manutenção das ações e a oferta de forma gratuita, tendo como primeiro ano de sede a escola de samba Silvia e Maria na Cidade de Maúa na Grande São Paulo. O projeto barracão vem com intuito de iincentivar o resgate a arte de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte e preservar a continudade das tradições dessa dança historica, que cada movimento simboliza e tem os seus fundamentos em proteger e defender o manto sagrado “Pavilhão”, e de forma diferente trocar experiencia com cada um, seja aquele que chegou hoje para aprender ou aquela que tem 48 anos de vida de Porta bandeira.
Devido a perda do subsidio estadual que garantia a manutenção das atividades, o “Projeto Barracão” enfrentou dificuldades chegando a quase extinção. Com a intervenção e esforço de seus coordenadores, participantes e seus responsaveis que insistiram em manter a projeto, foi idealizado uma nova proposta com uma diretriz mais educativa, que ampliasse o olhar protagonista e participativo de seus jovens, adultos, terceira idade e que não deixasse morrer a memória do samba na cidade de São Paulo. Com este novo proposito, mais enriquecido de informações devido a própria evolução dos envolvidos, foi elaborado o “Projeto Cisne do Amanhã” O Projeto recebeu o nome de “Cisne do Amanhã” com base nos ensinamentos da dança de MSPB (sigla referente à Mestre-sala e Porta-bandeira) com os quais é ensinado que:
“O casal deve ser soberano e elegante como um cisne, deslizar na passarela do samba assim como o cisne desliza sobre a água: sempre lindo, exuberante e altivo.”
Por este motivo, o cisne tornou-se símbolo da dança de MS e PB.
Com as atividades iniciadas ano de 2008, que teve como sede a quadra da Mocidade Unida da Mooca que permitiu que durante alguns anos a realização das atividades, a figura marcante dessa nobre passagem no pavilhão da MUM eterna presidente Dona Elza que não media esforços para que cada aluno lanchasse o que ela tinha conseguido com os moradores do bairro durante a semana. Muitas vezes no proprio domingo ela chegava com o carrinho de feira cheio de bolachas, pãos e sucos.
A sucesso de tratar todos os alunos como pupilos e a forma de execução das atividades que não há divisão de salas, atraem muitas pessoas e a necessidade de um local maior para atividades, foi pedindo “Oh da Licença deixa a X9 Passar” que o Presidente Gaspar sedeu a quadra todos os pavilhões de enredo antigo da Agremiação para a realização das atividades.

Mas a casa dos bambas a Barra Funda chamava os mentores e sua associação a permanecia no solo verde e branco trâs grande nomes que contriubuiram para o crescimento de muitos casais de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte .
O crescimento da entidade é tanto que em 2012 muitos alunos que ja estavam acompanhando o projeto ganham a confiança dos mentores e com isso surge a era das “Surpresas” José Luis com as ideias de fazer surpresas para o Gabi e Vivi e alunos, e a grande surpresa se deu em 13 Setembro de 2012 quando o Cisne do Amanhã ganhou o seu primeiro pavilhão e a identidade da Associação começava ali. O ano ainda não acabava quando foi criada o “Encontro de projetos de Mestre Sala e Porta Bandeira” com isso o planejamento de 1 onibus para ir até a cidade maravilhosa teve que se tornar 2 onibus para trocar experencia com o Projeto Manoel de Dionisio na Marques de Sapucai. A viagem ao Rio de Janeiro se transforma em uma tradição da entidade que alem da troca de experiencia em outro estado homenagea grandes casais de Mestre Sala e Porta Bandeira na cidade Maravilhosa, consagrando Maria Helena e Chiquinho como “Imperador e Imperatriz”, Claudinho Dominicina “ o Imperial”, Marcela e Sidclei etc..
Ainda sobre a regência de Gabi e Vivi, o curso foi (re) elaborado com a preocupação de preservar a arte da Dança de Mestre-sala e Porta-bandeira além de preservar a cultura e tradições do samba paulistano, suas histórias, os grandes momentos, seus personagens marcantes e a memória do sambista. Surge a “faixa de Cisne do Passarela” em respeito aos grandes mentores da Arte de bailar, sendo consagrados varios mestres salas e portas bandeiras do Estado de São Paulo, e jamais deixando de homenagear aquela que tem esse apelido em nossa arte Vilma Nascimento que recebeu a faixa no Rio da Janeiro.
O “Cisne do Amanhã” marcou história em diferentes escolas de samba de São Paulo. Entre elas, destaca-se o trabalho desenvolvido junto a Silvia Maria, Torcida Jovem, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Unida da Mooca, Combinados de Sapopemba, Cabeções de Vila Prudente, Camisa Verde e Branco, Uirapuru da Mooca, Unidos do Peruche X9 Paulistana. Ainda desenvolveu parte de suas atividades em cidades do interior paulista como na cidade de Rio Claro, em um primeiro contato com Gabi e Vivi, posteriormente com Lídia e Wagner. Momentos, seus personagens marcantes e a memória do sambista.

A partir do ano de 2015, o projeto foi assumido por Lídia Aparecida e Wagner Oliveira, casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira que deu continuidade aos trabalhos depois da saída do Mestre Gabi e Vivi, consagrados no mundo do samba como “O Casal Soberano”. Que teve a sua história cantada e narrada por uma escola de samba a Grêmio Recreativo Cultural e Beneficente Em Cima da Hora Paulistana que pertence a União das Escola de Samba Paulistanas – UESP, no qual em seu samba citava o feito do Cisne do Amanhã na trajetória de Gabi e Vivi e a escola sagra-se campeã com o enredo: “Nas asas da coruja do samba… Gabi e Vivi bailando como voo das borboletas – História viva do carnaval paulistano”.

“No Cisne do Amanhã a esperança
Que se renova no sorriso da criança”
(Em cima da hora Paulistana 2016)

Plantando sementes para dar frutos foi com essas palavras que Gabi e Vivi se afastam do Cisne do Amanhã para novos planos, com isso a responsabilidade fica entre meninos e meninas, em uma reunião José Luis, Jeferson, Benedita e Juliana foram os responsáveis pela continuidade do projeto. A fortificação da entidade, onde todos se tratam como uma verdadeira família dividindo alegrias e momentos não tão alegres, dessa maneira as raízes dos grandes mestres se tornam ainda mais forte entrelaçando a todos que vem fazer parte dessa grande família.

Vossas majestades vêm reinar e ensinar os gestos nobres de um Casal em Tom Maior, Lídia Aparecida iniciou o seu contato com a dança em sua cidade natal, Santos litoral da capital Paulista no ano de 1973 na extinta Escola de Samba Império do Samba começou a ter o contato com a arte de Mestre Sala e Porta Bandeira, a sua grande desenvoltura com esta arte chamou na Capital Paulista tendo o convite de uma grande Escola de Samba Renascença da Lapa para estrear em São Paulo. Sem deixar sua cidade natal voltou para se consagrar na
Campeoníssima a Escola de Samba Brasil, a qual se consagrou “A Majestosa”. A sua grande volta para São Paulo foi na Unidos do Peruche no ano de 1989 a convite do presidente Waltinho ela assume várias responsabilidades com o Pavilhão Verde e Amarelo, criando uma
grande identidade ao Lado de seu Par Moreno Mathias sendo por muitos anos Casal Nota Máxima e grande referencias.
Vermelho e Amarelo da Tom Maior em 2003 assume o 1º Pavilhão ao lado de Wagner de Oliveira fazendo uma grande acessão a escola juntos de suas notas Máximas, cargo que ocupou até o ano de 2006. Sendo consagrada ao lado de seu par “Casal Majestoso” pela
dedicação, amor e respeito a arte da dança, e principalmente ser a única a estar em atividade a 46 anos de dança consecutivos.
Wagner Antônio de Oliveira já tem em sua casa a essência da arte de mestre sala porta bandeira, filho de um grande porta bandeira, teve sua paixão aflorada no samba no ano de 1987 na Unidos do Jaguaré, logo após já iniciou a sua vida com a Escola de Samba Tom Maior onde permanece até os dias atuais como mestre sala Majestoso Ao longo de sua carreira defendeu Pavilhões de diversas agremiações como: Pérola Negra em São Paulo, Sangue Jovem em Santos, entre outras do interior do Estado. Desde 2015, se dedicou a manter e passar adiante a arte de Mestre Sala, a qual aperfeiçoou sua técnica sob os ensinamentos de grandes mestres da arte do Rio de Janeiro como: Mestre Dionísio e Delegado entre outros.
O respeito e grandeza dos novos mentores fazem as portas do samba se abrirem a Associação que em novo formato com presidente que busca vooar e como a beleza do canto do uirapuru consegue que o Cisne do Amanhã se realize no Ninho azul e amarelo sobre a supervisão do grande anjo da guarda desta associação Tio Roberto que batalhou e batalhou pela arte, sempre doce igual as balinhas e biscoitos que carregava.
“Chegou a Filial do Samba” em terra verde e amarela continuamos nossa saga de passar a nobre arte de mestre sala, porta bandeira e porta estandarte tivemos grande privilegios em uma das nossas aula a visita de uma dos maiores sambistas do mundo “ Monarco da Portela” que gentilmente parabenizou disse lindas palavras e cantou “A Minha Portela quando eu vi você passar”, e quem diria o destino alguns anos após Marlon Lamar cria do Cisne do Amanhã defenderia o Pavilhão Portelense.
A toca do Tatu “È Tatuapé verdadeiro celeiro de bambda” foram dois grandes anos de nossa existencia e de comemoração de titulos juntos com a Escola, que gentilmente sedia o espaço e para nossa grata surpresa muitas vezes aos domingos de manhã quem abria a quadra o Grande presidente Eduardo Santos, tivemos o honra de ter Diego e Jussara conosco passando toda a suas experiencia de um casal que esta juntos a 20 anos.

No ano de comemoração de 15 anos da associação fomos reviver o passado junto com o presente e promover um futuro promissor, voltamos ao solo tricolor da X9 Paulistana a qual com cerca de 150 alunos executamos nossas aulas e promovemos uma festa gigatesca de 15 anos com a presença de 89 pavilhões e 10 Estandartes presentes sendo de agremiações de todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro RJ, Porto Alegre- RS, Vitoria -ES. Tendo um grande momento especial o Presidente José Luis que passou de aluno a presidente, presta uma homenagem a todos que passaram pelo “Projeto barracão ao Cisne do Amanhã” com a representatividade de um Pavilhao com os dizeres “15 anos” e um estandarte com os dizeres “Jovem Guarda”.
O ano de 2020 sendo o ano mais dificil de qualquer entidade cultural do Brasil e do mundo, com a explosão da Pandemia do Covid-19, a direção do Cisne do Amanhã se reenventa em cuidar de todos de forma virtual, cuidado em ocupar a mente e levar um pouco de acalando aos corações que choravam por perdas ou por outras doenças que nascia. Dessa forma o Cisne do Amanhã sendo a primeira associação em dar aulas de Mestre Sala, Porta bandeira e Porta Estandarte Online a qual tivemos um pequeno acalanto nos corações… Já chegando no final de 2020 o retorno ao solo sagrado do Anhembi depois de 7 anos de utilizar o sambodromo retomamos em meio a pandemia uma Unica aula Especial que serviu para trazer mais Esperança, Amor e compaixão no coração de todos os presentes, com cerca de 55 casais e 13 portas bandeiras e 1 porta estandarte a Aula foi um grande sucesso, e acalmou o coração de todos para enfrentar esse momento tão icomodo a todos os sambistas. Em 2021 orgulhsamente o Cisne do Amanhã recebe a Homenagem da Unidos da Vila Nhocuné contando toda a sua historia de lutas e gloria e nova era que vai começar após esta pandemia.

Autor do enredo: Nicinha Simpatia

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: