A Portella Guerreira fará sua estreia no grupo especial, e contará o centenário da Portela, com a visão de Paulo Benjamin de Oliveira, através do enredo “A profecia que o samba professa: o Paraíso de Paulo Benjamin de Oliveira”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Adão Flores e Samuel Barroso.
Confira a entrevista concedida pelo presidente, Adão Flores:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Conheci a liesv durante pesquisas sobre o carnaval virtual, já conhecia parcialmente o projeto, e foi através do Instagram que conheci diretamente a liga, e posteriormente surgiu o interesse em fundar a escola.
2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
A Portella Guerreira foi fundada em Pinhalzinho-SC, o carnaval virtual tornou-se para mim uma terapia, além de ser um entretenimento, a escola teve seu início em plena pandemia Covid, a prática da pesquisa, do desenvolvimento dos desenhos foi uma válvula de escape para o caos vivenciado na época. Com isso o carnaval virtual trouxe uma lembrança antiga de minha infância, quando via os desfiles pela televisão, assim se tornando uma grande paixão para mim. A Portella Guerreira tem clara inspiração na centenária Portela, leva como símbolo a águia altaneira e as cores são o azul Danúbio e branco.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
O nosso enredo de 2023 se chama ” A profecia que o samba professa: o Paraíso de Paulo Benjamin de Oliveira” através dele iremos abordar um olhar de Paulo Benjamin de Oliveira voltado ao centenário da sua profecia que deu certo, a Portela. Vamos relembrar através dessa visão de Paulo os momentos marcantes vividos por ele, os tantos carnavais da estrela de Oswaldo Cruz e Madureira.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
A equipe da Portella recebeu reforços para o Carnaval de 2023, chegam à escola o enredista Arthur Dornellas, o carnavalesco Samuel Barroso, somando junto à mim, ao Brenno Medeiros e a Leticia Jesus, que já estiveram conosco em 2022. Samuel e Arthur são parceiros que conheci através do carnaval de maquete, como ja trabalhamos juntos e a sintonia da equipe é ótima, estendi o convite a integrar a equipe da Portella e este foi prontamente aceito, junto planejamos um grande carnaval.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
Como de costume, realizaremos o concurso de samba, aguardamos ansiosos pela participação dos compositores da liga que sempre prestigiam nossa escola com ótimos sambas.
REGRAS PARA CONCURSO DE SAMBA ENREDO DA PORTELLA GUERREIRA- LIESV CARNAVAL VIRTUAL 2023
A Portella Guerreira abre as inscrições para o concurso de samba enredo
2023
Regulamento:
●Os sambas poderão ser feitos solo ou em parceria de compositores;
●Cada compositor ou parceria poderá colocar em disputa quantos sambas
quiser;
●É necessário envio do áudio com no mínimo duas passadas do samba,
com ou sem instrumentos, de forma que seja de fácil compreensão a
melodia da composição;
● O envio do samba em arquivo mp3, juntamente com a letra em
pdf/word/bloco de notas deverá ser encaminhado por Whatsapp;
● É opcional o envio da partitura;
● Data limite para entrega dos sambas: 28 de Abril de 2023, até as 23:59 h
●Todos os sambas serão regravados (sob responsabilidade da escola)
através de áudio caseiro, na voz da intérprete oficial Leticia Jesus, e serão
divulgados via youtube no canal da agremiação, em data a ser divulgada;
● Qualquer dúvida, entrar em contato com o presidente através do
contato (49) 988493167 ou pelo Instagram da escola.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Nós da Portella estamos preparando uma grandioso carnaval em homenagem tanto ao Paulo quanto a Portela, sem dúvidas será mais um show de todas as escolas que todos os anos se esforçam e brindam o público com trabalhos incríveis, as expectativas são as melhores possíveis.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Portella Guerreira para o Carnaval Virtual 2023:
A profecia que o samba professa: o paraíso de Paulo Benjamin de Oliveira
Como em um sonho que parece nunca ter fim, debruçado no aconchego do símbolo maior do seu grande amor, inicia uma jornada fantasiosa afim de contar para as novas gerações os trechos de uma história que se atravessa entre meio ao tempo, entrelaçando outras histórias junto à sua:
‘’ Adentrando o meu paraíso, sinto uma brisa suave espalhar ao meu redor o perfume de rosas brancas, ouço o cantar exuberante dos mais belos pássaros que sobrevoam o azul profundo escrevendo uma poesia sobre o firmamento, no meu paraíso, quando anoitece o céu resplandece, fica tomado de estrelas, e aqui em meu leito, eu vigilante, não perco um só instante, admirando o cruzeiro do sul.
Filhos, Daqui eu vejo um sonho se profetizar, comecem os batuques, é o centenário na avenida. Embalado por uma imensidão azul e branco, vejo as glórias do tempo de outrora se entrelaçando com os dias atuais, construindo mais uma geração dessa história.
Salve o samba! Salve a santa! Salve ela! É o centenário do meu grande amor, quando ela pisa na passarela, é a resistência em esplendor.
Lembro-me bem, quando me juntei a Rufino e Caetano, e abençoados por nossos padroeiros- Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião-Erguemos juntos, o que hoje podemos chamar de subversivo pavilhão do samba, para muitos, algo pequeno, para nós, algo de extrema luz. Assim nasceu o Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz.
Eu vi o samba dominar o mundo, estava lá! Me recordo da luz de Candeia alumiar o céu para que, no esplendor de uma noite, os mistérios e misticismos da Amazônia fossem contados.
Ah saudade, quem dera poder voltar no tempo. Essa é a maior festa de um povo, que é dono do carnaval, salve as nossas multidões! Salve a minha profecia, a nossa profecia… de Paulo, Rufino e Caetano que segue seu destino e vai desaguar novamente, relembrando seus tempos áureos de glórias.
Formamos uma majestosa casa do samba, vimos as canções clarearem, a monarquia compositora usar chapéu Panamá e Candear as melodias, a formosa Oyá do nosso pavilhão a bailar e passar seu legado para uma histórica poesia em nascimento na passarela, e a honraria ao relento, coroar Surica a primeira mulher presidente-de-honra.
Os sambistas que ensinei com perfeição estão todos aqui neste solo sagrado, levando adiante o meu legado. Leva quitandeiro, leva para o mundo, de norte a sul este meu inebrio azul.
Hoje, me encontro em meu céu, cantando a eternidade de um sonho, aqui, nascem mestres-salas e porta-bandeiras, entrelaçando o ayê ao orun. Filhos, hoje nessa roda de bambas, vim me eternizar, e no meu maior delírio, a Portela, um orixá me tornar!
Sei que não caí no esquecimento, a Portella Guerreira hoje me reverência. Sou mais um bamba compositor, e a minha caneta, entrego à quem saiba compor! “
Autores do enredo: Adão Flores e Samuel Barroso