Carnaval Virtual 2023 – “Mais vale um menino que me rabisque, que um computador que me desenhe”, é o enredo da Falcões da Serra para o Carnaval Virtual de 2023

Defendendo a conservação da concepção do carnaval por mentes humanas, a Falcões da Serra apresentará o enredo “Mais vale um menino que me rabisque, que um computador que me desenhe”, o enredo foi idealizado e será desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Duarte.

Confira a entrevista concedida pelo presidente Murilo Duarte:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Conheci a LIESV em 2006 e logo em seguida a Falcões fez seu primeiro desfile no CAESV. Passamos alguns anos com a escola inativa e estamos de volta para colaborar com nossa arte com o engrandecimento do espetáculo.

2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?

A Escola foi fundada em Abril de 2007 e fez seu primeiro desfile no CAESV com o enredo “Zirigidum 2101, existirá carnaval?”. Foi fundada na época em que o Carnaval Virtual se desenvolvia e tem por seu símbolo e nome a homenagem a um famoso grupo de motociclistas de sua cidade-sede, Campina Grande – PB.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

O enredo da escola para 2023 será “Mais vale um menino que me rabisque, que um computador que me desenhe”, que defenderá a conservação da concepção do carnaval por mentes humanas, repudiando uma possível dominação do processo pela inteligência artificial em um futuro próximo. Ainda não há um número fechado de alas e alegorias.

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

A escola será desenhada por mim e, futuramente planejamos o ingresso de outras pessoas que desejarem se engajar no projeto. O intérprete provavelmente será algum profissional do carnaval real. Esperamos manter o Wander Pires, que cantou nosso samba ano passado.

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?

O samba-enredo será escolhido mediante disputa, e deve ser enviado com letra e melodia para o e-mail murilo@muriloduarte.com.br. A parceria campeã será premiada com R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

REGRAS PARA O CONCURSO DE SAMBA ENREDO DA FALCÕES DA SERRA – LIESV CARNAVAL 2023

  • Data limite para entrega dos sambas: 21/05/2023
  • Divulgação do samba campeão: 24/05/2023
  • Poderá ser feito solo ou em parceria de compositores. Poderá ocorrer fusão entre duas ou mais obras.
  • É necessário o envio da letra e do áudio com pelo menos uma passada do samba, sem a necessidade de uso de instrumentos musicais para acompanhar.
  • Cada compositor ou parceria pode inscrever quantos sambas quiser.
  • O samba deve ser enviado para o e-mail murilo@muriloduarte.com.br

6 – O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Esperamos um carnaval sensacional, com uma disputa equilibrada e emocionante, fortalecendo o espetáculo e atraindo sempre mais espectadores.

Confira abaixo a sinopse do enredo da Falcões da Serra para o Carnaval Virtual 2023:

Sinopse

Tudo o que é real, nasce da imaginação.

Garotos que assistiam, vidrados, os desfiles das Escolas de Samba, em suas cidades ou pela televisão, sonharam elaborar enredos e submetê-los à avaliação de jurados e, desta iniciativa, ferveu o desejo de fazer mais, de ver mais. Daquela competição surgiram temas tão impressionantes que, pasme você, foram fontes para profissionais do carnaval real (embora eles não confessem).

Engajados em um projeto embrionário, em um contexto de início da popularização da internet, estes erês foliões trataram de criar os desfiles virtuais que nós assistimos desde 2003. Uma brincadeira para alguns, uma aspiração para outros: a oportunidade de dali trabalhar no carnaval real.

A distância foi encurtada pela conexão discada, depois pela banda larga: na mesma passarela (ou em duas passarelas parecidas), a arte de garotos do norte ou do sul, do nordeste ou do centro-oeste partilhava e transmitia a mesma emoção na tela de um monitor de tubo que depois se modernizou e desfila hoje em altas definições.

Não existia mais lugar certo para nascer, fosse no Rio ou em São Paulo, para alguém que sonhava ser um grande carnavalesco, enredista, compositor de samba-enredo ou intérprete do carnaval: bastava, dali em diante, que a chama da arte ardesse, mesmo que timidamente, na mente e no coração do menino. A fantasia que morava ali e brilhava nos olhos daqueles que, talvez jamais haviam visto um ateliê, era o que contava.

Em lápis de cor ou no computador, desenhando ou recortando imagens, gênios escondidos afloravam e, cada um com sua pastinha de desenhos na mão, foram conseguindo seus lugares ao sol.

Ser artista é ter a capacidade de sonhar (e de, discretamente, se inspirar na arte de alguém que se admira).

A Falcões da Serra não contesta o artista que usa a inteligência artificial como fonte de inspiração, e não condena quem usa recortes de imagens construídas pela inteligência artificial como ferramenta para executar o projeto que ELE, ARTISTA, IMAGINA.

O fato é que a inteligência artificial ainda erra, mas brevemente (em semanas ou em poucos meses) será capaz de desenhar um carnaval inteiro, provavelmente treinada, ora ora, pela criatividade dos meninos que emprestarão sua mente brilhante. O carnaval será, certamente, roubado pelo computador, como outros pintores, artistas e fotógrafos já vem sendo, lamentavelmente, assaltados e plagiados.

Os então meninos, hoje adultos, cada um espalhando a sua magia pelos carnavais do Brasil, em um determinado ano erraram, competiram com artistas mais experientes e perderam campeonatos em desfiles virtuais… nas competições seguintes voltaram buscando ser melhores e, quase sempre, conseguiram. Se recriaram, se adaptaram e, persistentemente, alcançaram a perfeição.

Eu topo perder para alguém melhor do que eu. Mas para um computador? Aí não.

O computador bem treinado não erra(rá). Combina(rá) as melhores cores, acerta(rá) as proporções e não esquece(rá) aquele precioso adereço que o jurado procura melindrosamente para despontuar.

E aí a graça vai se acabar. Perder e perder e perder desmotiva o artista como desanima o atleta, o trabalhador. Desilude a criança que “parou no tempo” e ainda gosta de colocar um lápis grafite para riscar um papel, ou vai no Google Images para pesquisar um adereço precioso para sua criação digital (afinal, recorte também é arte).

E para mostrar que sonhar, criar e executar ainda vale a pena, a nossa escola relembra aqueles que, sem saber que era impossível, tentaram e conseguiram. Paranaenses, catarinenses, gaúchos, baianos, paraibanos… gente de todo lugar! Campeões como carnavalescos, como intérpretes, enredistas e em inúmeras outras funções. Sabe o Pitty Viradouro? O William Perucheano? Rodrigo Meiners? Lucas Milato? Diego Araújo? São tantos mais!!

Acredite! O próximo pode ser você.
Não deixe o computador. Faça, porque a perfeição vem do treinamento perseverante.

Murilo Duarte
GRESV Falcões da Serra

Algumas instruções para os compositores:

A sinopse é apenas um norte para o compositor. Se você viveu o carnaval virtual no passado, na LIESV, na Virtuafolia, na Carnaval Virtual ou em outras ligas, componha com as lembranças do coração. Se for preciso fazer algum ajuste, a escola fará em comum acordo com o compositor.

Para que a obra não se torne enfadonha, evite fazer menção a nomes de artistas específicos, cidades ou nomes de agremiações virtuais (mas se achar necessário, mencione).

O desfile começará com recortes dos carnavais virtuais do passado e mencionará pessoas relevantes para a construção desta deliciosa realidade. Depois, tratará do processo de criação, desenvolvimento e execução de um desfile virtual e terminará mencionando a maior quantidade possível de artistas exitosos, independente da Liga que os revelou.

A nossa festa não é da LIESV, da Virtua ou da CaV. É do CARNAVAL VIRTUAL DE TODOS.

Obrigado pela sua atenção e participação.

Murilo Duarte.

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: