A Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais – LIESV, vem a público lançar o edital de seleção para o Corpo de Jurados do Carnaval Virtual 2021. Você que é um admirador da arte e do carnaval poderá contribuir para fazer parte deste grande evento tornando-se um Julgador. O formulário de inscrição está no fim da página. Se inscreveu ou tem alguma dúvida? Entre em contato conosco através do Instagram ou Facebook @carnavalvirtual.
LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA VIRTUAIS
CARNAVAL VIRTUAL 2021
CRITÉRIOS PARA SER UM JURADO:
A forma de atuação de um jurado do Carnaval Virtual tem características bem particulares. Para estar apto a atuar no júri é preciso que o candidato atenda alguns critérios específicos, são eles:
· Não possuir vínculo ativo com nenhuma escola de samba virtual que faça parte do grupo que deseja julgar.
· Ter conhecimento sobre o quesito escolhido para julgamento;
· Disponibilidade de tempo para realização da avaliação;
QUESITOS EM JULGAMENTO:
· Alegorias e Adereços: No desfile das Escolas de Samba, a Alegoria é a representação plástica “sobre rodas”, tem a função de ilustrar e dar a beleza necessária para o desenvolvimento do Enredo, é o pano de fundo (cenário) para cada setor apresentado pela Escola de Samba, inclusive os componentes humanos: Destaques e Composições que fazem parte dos elementos cenográficos. Define-se como elementos cenográficos as alegorias e adereços alegóricos. Avalia-se os elementos cenográficos através da ideia proposta pela Escola de Samba na íntegra e sem elementos estranhos ao contexto. O Jurado deverá avaliar a variedade de detalhes, cores, formas e materiais, respeitando a liberdade artística da Escola de Samba. A criatividade dos elementos cenográficos não se confunde com ineditismo, nem com a defesa de ideias (responsabilidade do jurado de Enredo). Deverá ser observado o cuidado e atenção com que foram confeccionados e decorados os elementos cenográficos, dando qualidade (adequação ao uso) do material utilizado para o produto final, sendo de forma original ou luxuosa. Serão penalizadas falhas de pintura, falhas de edição da imagem, manchas, borrões, rasuras e outros elementos que prejudiquem a apresentação visual dos elementos cenográficos. O jurado avaliará o acabamento dos elementos cenográficos em seu ângulo de visão, inclusive os barrados (saias) dos elementos cenográficos. Também será avaliado o correto acabamento e integridade das fantasias de Destaques e Composições pertencentes aos elementos cenográficos. Logo, é um quesito dividido didaticamente em cinco subquesitos, Elementos estranhos ao contexto, Falta de variedades de detalhes, cores, formas e texturas, Concepção, Execução e Acabamento. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito.
· Enredo: No contexto narrativo, Enredo é o encadeamento dos fatos narrados em um texto. É o conteúdo em que a narrativa se constrói. É a trama, é a sequência dos fatos, são as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar dos fatos narrados no respectivo texto. O Enredo em sua sequência pode ser linear ou não linear. O Enredo é a peça literária (tema Central) que, por meio de pesquisa, dá origem à montagem do desfile, visando transmitir a ideia proposta para sua apresentação. O Enredo é a base de tudo. São julgados no quesito Enredo todos os elementos visuais do desfile de uma Escola de Samba. Logo, é um quesito dividido didaticamente em cinco subquesitos, Roteiro, Elementos Diferentes, Concepção, Exploração e Execução. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito.
· Conjunto: Conjunto, em desfile de Escolas de Samba, é o “todo” do desfile, ou seja, a forma geral e integrada como a Escola se apresenta. Verificar se todos os elementos do desfile (visuais, musicais, plásticos e artísticos) interagem, relacionam-se, equilibram-se e permitem a coesão final entre a temática proposta pela sinopse e o desenvolvimento realizado durante o desfile. Cada elemento, por si só, e integrado ao todo, devem contribuir para que o desfile seja agradável, perceptível e inteligível para o público.
Acima de tudo, em Conjunto, deve ser considerada a uniformidade com a qual o desfile se apresenta, considerando a pertinência, inserção e interação entre todos os seus elementos. O Julgador deverá considerar:
• A uniformidade com que a Escola se apresenta em todas as suas formas de expressão (musical, dramática, visual, etc.);
• A correlação, interação e relação entre os diversos elementos componentes do desfile. Ou seja, se os elementos contam a temática pretendida pela sinopse, bem como o desfile como um todo apresenta o enredo proposto;
• O equilíbrio artístico do conjunto – o desfile ser harmônico e uniforme, em seus diversos setores, do começo ao fim;
• O preenchimento do organograma, observando possíveis erros ortográficos, erros de montagem do material, bem como divergências do conteúdo do organograma para o apresentado no desfile;
• A qualidade de forma geral do trabalho áudio-visual apresentado, atentando-se para problemas na qualidade/resolução das imagens (desenhos apresentados por fotos ao invés de serem scaneados, borrões, sujeiras e rasuras também devem ser despontuados) bem como qualidade da gravação apresentada (da mesma forma como nas imagens, áudios de qualidade ruim, sem a compreensão do que está sendo cantado, ausência de bateria e etc, devem ser despontuados).
Logo, é um quesito dividido didaticamente em quatro subquesitos, Coesão, Uniformidade, Concepção/Realização e Equilíbrio Artístico.
· Fantasias: As vestimentas dos personagens são criações artísticas carnavalizadas dando vida aos personagens. A função das fantasias é explicar e ilustrar o Enredo proposto. As fantasias compõem o corredor visual do Enredo que está sendo encenado. Deve ser avaliada a adequação dos vestuários dos componentes ao tema proposto para cada Ala, bem como a uniformidade dos detalhes entre os componentes. Os adereços de mão, sapatos, chapéus, tornozeleiras, braceletes, perucas, costeiros, biquínis, soutiens, shorts, meias e outros objetos trazidos pelos componentes são parte da Fantasia. Logo, é um quesito dividido didaticamente em quatro subquesitos, Uniformidade, Concepção, Execução e Acabamento. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito.
· Harmonia Musical: A Harmonia Musical é a parte sonora da música, que produz as notas simultâneas, acordes e toda estrutura mais musical. Aliada ao ritmo e a melodia, a harmonia é um dos três elementos fundamentais para formação de uma música. Assim, a Harmonia Musical é a combinação de vários sons e acordes de forma equilibrada na música. Nesse quesito o julgador irá avaliar todos os sons da construção do Samba de Enredo. Logo, é um quesito dividido didaticamente em cinco subquesitos, Desencontro/Desafinação de cordas, teclado e instrumentos de sopro, Afinação do Intérprete, Interpretação/Entendimento, Desencontro/Descompasso da bateria com o samba e Qualidade do áudio da faixa. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito.
· Samba Enredo: O Samba de Enredo é a interpretação musical do Enredo proposto pela escola para o desenvolvimento do seu desfile. Assim, o Samba de Enredo deve contar o que diz o Enredo. Nesse quesito o julgador irá avaliar a letra e a melodia da construção do Samba de Enredo. Logo, é um quesito dividido didaticamente em cinco subquesitos, Fidelidade/Adequação, Aproveitamento, Clareza/Entendimento, Riqueza Poética e Melodia. Cada um tem uma avaliação dentro do Quesito.
DEVERES DO JULGADOR:
· Ler, entender e realizar o julgamento de acordo com o que está estipulado no Manual dos Jurados;
· Agir com seriedade, comprometimento e responsabilidade no processo de realização do julgamento;
· Enviar o mapa de notas completo com sua avaliação e as justificativas necessárias, dentro do prazo estipulado.
ETAPAS DE INSCRIÇÃO:
1. Realizar a inscrição através do Formulário disponibilizado em nossos meios de comunicação oficiais.
2. Avaliação da Ficha do candidato será realizada pela diretoria artística;
3. Se a ficha for aprovada, o candidato participará da Oficina de Jurado em datas que serão informadas através do calendário oficial da LIGA;
4. Participar de um Teste de Julgamento, avaliando alguns desfiles selecionados pela diretoria artística;
5. O nome do candidato será analisado pelo Conselho Administrativo composto pelas escolas da liga;
FORMATO E DATA DOS DESFILES:
· GRUPO DE ACESSO: 16, 17 e 18 de setembro de 2021 – Entre 35 e 40 agremiações desfilantes em julgamento.
· GRUPO ESPECIAL: 24 e 25 de setembro de 2021. – Entre 18 e 20 agremiações desfilantes em julgamento.
PRAZOS:
As inscrições estarão abertas até o dia 11 de setembro de 2021;
Os julgadores selecionados terão o prazo de 14 dias para realização da avaliação, devendo realizar a entrega do Mapa de notas com todos os itens preenchidos até as seguintes datas:
· GRUPO DE ACESSO: 02 de outubro de 2021.
· GRUPO ESPECIAL: 09 de outubro de 2021.
DA SELEÇÃO:
Os jurados aprovados serão selecionados entre as categorias de titulares e reservas de acordo com as vagas disponíveis, que estão divididas entre:
24 julgadores titulares (4 julgadores por quesito);
6 julgadores reservas (1 julgador por quesito).
CONSIDERAÇÕES:
O Processo de avaliação é uma atividade de cooperação artística onde não está inserido nenhum tipo de remuneração.
Ao aceitar participar do processo, o candidato está ciente e de acordo com todos os termos indicados neste edital.