Buscando a redenção, Império Andreense trará “Oh! Linda! quero cantar a ti” no Carnaval Virtual 2021

Depois de ter sido campeã de dois Grupos de Acesso de forma consecutiva (Grupo de Acesso B em 2018 e Grupo de Acesso A em 2019), a estreia no Grupo Especial passou longe do que a Império Andreense esperava em 2020. Com problemas, a escola perdeu os prazos e acabou sendo rebaixada para o Grupo de Acesso em 2021. Com uma nova equipe, totalmente reformulada, a agremiação do ABC contratou JMauro de diretor de carnaval, Bia como nova carnavalesca e Zé Paulo Sierra como intérprete para o Carnaval Virtual 2021.

Confira a entrevista cedida pelo presidente, Henrique Torres:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Conheci lá em 2011 na curiosidade de uma alternativa sobre Carnaval, e a escolhi pq foi a primeira que vi

2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?

Império Andreense faz uma alusão a cidade que vivi por, 14 anos as cores são da cidade assim como os símbolos que é o próprio brasão da cidade mais uma coroa significando império os tigres é porque eu gosto chegaram depois.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

Falaremos sobre Olinda, iremos com o contingente mínimo, iniciaremos com a chegada dos portugueses finalizando com a cultura e o carnaval local

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

Eu sou o presidente, temos o JMauro como diretor de carnaval que vai ajudar nas partes de contato entre a carnavalesca e organização do desfile, a Bia é nossa carnavalesca fazendo sua estreia na liga e intérprete vamos contar com Zé Paulo já antigo na liga.

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc

Eliminatórias

Data limite para entrega dos sambas: 15/05/2021;
Divulgação do Samba Campeão: 22/05/2021;
Não há limite de compositores, podendo ser feito solo ou em parceria;
Enviar áudio com pelo menos uma passada do samba, podendo ser caseiro;
Enviar letra e áudio do samba com o nome do(s) compositor(es) para rick-sobral@hotmail.com e/ou (81) 986144628

6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Um ótimo carnaval muita gente nova chegando, queremos se divertir e se tudo correr bem voltar para o grupo especisl

Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Império Andreense para o Carnaval Virtual 2021:

Oh! Linda! quero cantar a ti”

Sinopse:

Introdução:

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Império Andreense homenageia neste Carnaval de 2021, a Cidade de Olinda, primeira capital do Estado de Pernambuco, por uma vontade incontida no coração do Presidente Henrique Sobral, grande admirador da história da “Marim dos Caetés”. A partir da letra do hino do bloco carnavalesco “Elefante de Olinda”, se desenrolará a sinopse.

Título: “Oh! Linda, quero cantar a ti”

Compositores: Clídio Nigro / Cloves Vieira

Ao som dos clarins de momo
O povo aclama com todo ardor
O elefante exaltando as suas tradições
E também seu esplendor
Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes, serpentinas, venho te oferecer
Com alegria o meu amor
Olinda, quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar, minha Olinda sem igual
Salve o teu carnaval
Ao som dos clarins de momo
O povo aclama com todo ardor
O elefante exaltando as suas tradições
E também seu esplendor
Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes, serpentinas, venho te oferecer
Com alegria o meu amor
Olinda, quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar, minha Olinda sem igual
Salve o meu carnaval.

Olinda

És um lugar aprazível, que o donatário Duarte Coelho, em março de 1535 assim te batizou, pois eras, no alto daquelas colinas, na Capitania de Pernambuco, o mais lindo lugar pra se instalar e ver o descortinar do mar, naquela outrora Aldeia Marim, dos índios Caetés.

Olinda

Das terras férteis prosperaste em direção ao Mar, ao interior com os engenhos de Cana de Açúcar, do Porto construído. De povoado virou Vila e de Vila virou capital daquela capitania, das Portuguesas a mais próspera das terras de Vera Cruz, posteriormente rebatizado de “Brazil”, pois lá também se comercializava o pau-brasil.

Olinda

Das instalações religiosas, com tantos conventos, das ordens dos Carmelitas, Jesuítas, Franciscanos e Beneditinos, que vieram catequizar e trazer as primeiras escolas do Nordeste.

Olinda

Atraíste a cobiça dos invasores Holandeses, que arruinaram todo o povoado, incendiando-o e levando todo o material nobre que encontravam. Levaram tudo para o Recife, que a partir daí, começa a prosperar e vira a Capital. Assim que os invasores são expulsos, em 1654, a Vila é lentamente reconstruída. Seu Status de grandeza se foi e Recife permanece como capital, uma realidade que não se pode mais mudar.

Olinda

Quem primeiro teve a Faculdade de Direito no Brasil, das artes teatrais aos banhos medicinais, do trem da Encruzilhada aos bondes elétricos, das casas de veraneio ao mercado da Ribeira e do Varadouro, a arte barroca das Igrejas, tal qual a Catedral da Sé, o fortim do queijo e o Farol de Olinda, és uma explosão da arquitetura.

Olinda

És reduto do Homem da Meia Noite, que sobre e desce as ladeiras, em tempos de Carnaval, tal qual a sua companheira, a mulher do dia e o menino da tarde, seu filho, bonecos gigantes anfitriões, que abrem alas a folia. Os blocos e troças, do maracatu ao samba e a lembrança do movimento Manguebeat. Por isso o mais antigo deles, o Elefante, resolveu te homenagear, em forma de amor musicado, que virou um verdadeiro hino à Cidade, indo até a quarta-feira ingrata, com o Bacalhau do Batata, esperando o próximo carnaval chegar.

Por isso, Olinda,

A Império Andreense, fundada em São Paulo, mas pernambucana na sua identidade, resolveu te homenagear, ao vibrar do coração enamorado da nossa comunidade, uma cidade sem igual. E como diz a canção “Salve o teu Carnaval”.

Autor: José Mauro (JMauro)

Referência

PREFEITURA DE OLINDA. História: A Cidade. Disponível em: https://www.olinda.pe.gov.br/a-cidade/historia/. Acesso em: 08 abr 2021.

Autor do enredo: JMauro

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: