Com 13 anos de existência, a alvirrubra de Niterói disputará mais uma vez o Carnaval Virtual. Sob novo comando no posto de Carnavalesco, com Kiko Ramos, a UIN, como é carinhosamente chamada, buscará o tão sonhado acesso ao Grupo Especial. Depois de de tantos enredos ditos como “normais”, o presidente Gê Silva aposta em um tema mais polêmico, falando do juízo final e os cavaleiros do apocalipse.
Confira a entrevista cedida pelo presidente, Gê Silva:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Tive o prazer de conhecer a LIESV em 2008 através de um carnavalesco e super amigo, Alan Dias. Passei a acompanhar os desfiles e me interessar cada vez mais pelo carnaval virtual, até conseguir levar minha escola à avenida, em 2011, com o enredo “É cachaça!”
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
Foi fundada após ideias surgirem e haver a necessidade por em prática na avenida. Com isso resolvemos fazer essa homenagem a minha cidade natal, Niterói (RJ) e também a escola de coração Unidos do Viradouro; por isso as cores vermelho e branco se fizeram presentes em nosso pavilhão. A coroa, que é o símbolo da agremiação, veio devido ao nome Imperador. A coro está ali como se estivesse na cabeça do Imperador Niterói e sendo mais uma homenagem à Viradouro.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
A escola, depois de tantos enredos ditos como “normais”, trará um tema mais polêmico, falando do juízo final e os cavaleiros do apocalipse. Creio que vá ser um desfile muito chocante e interessante de ser acompanhado. Tudo isso será mostrado na avenida com elementos e fantasias de fácil interpretação, mas ao mesmo tempo de forma a chocar e nos fazer pensar sobre vários assuntos atuais como fome e a miséria.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
Para esse ano mantivemos nosso eterno intérprete Thiago Acácio. E para darmos vida a essa ideia de enredo resolvemos trazer alguém com experiência e contratamos um carnavalesco que já fez parte da LIESV em outros anos, o Kiko Ramos. Esse ano, a equipe está sincronizada e pronta para o carnaval virtual.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc
Seguindo as tradições de alguns anos, novamente o samba foi encomendado para nos poupar um pouco mais de tempo e dedicar exclusivamente às alas e alegorias.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Como sempre, esperamos excelentes desfiles. Seguindo pela análise do ano passado, esse ano será repleto de desfiles memoráveis e sambas de altíssimo nível. Já a UIN, só podemos dizer para nos aguardar porque os cavaleiros estarão entrando na avenida em agosto!
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Unidos do Imperador Niterói para o Carnaval Virtual 2021:
“… E tudo está escrito no Apocalipse!”
Um clamor… Um alerta… um grito para toda humanidade!
Num tempo em que é preciso parar pra pensar, rever nossas atitudes e o rastro destrutivo deixado ao longo do tempo.
A verdade é que as profecias desse livro tão misterioso, as previsões das coisas que em breve irão acontecer deixam duvidas! Essas coisas já acontecem todos os dias, todas as horas, diante dos nossos olhos e em nosso entorno e ainda não percebemos essa cruel realidade. A guerra, a peste, a fome e a morte estão cavalgando por ai espalhando seus infortúnios e há tempos passeiam em nosso chão.
A fome e a miséria contrastam com solo fasto e fértil e figuram a maior parte do nosso povo. Varias pestes deixam o homem indefeso. A violência é a batalha que a gente perde e a morte é sombra que nos acompanha.
Então fica lançado o desafio.
Será que o Apocalipse ainda vai acontecer?
Será que os quatro cavaleiros ainda são apenas previsões?
E você? Conforme suas atitudes, diante do livro da vida no juízo Final, em qual porta você entraria?
Autor do enredo: Kiko Ramos