Com luxo e alegria, a Essência busca apresentar um belo espetáculo

Seguindo com a nossa série de entrevistas, hoje conversamos com Bruno Ribeiro, carnavalesco da Essência do Samba. Última escola a fazer parte do Grupo de Acesso A para esse carnaval, a agremiação já busca brigar na parte de cima da classificação e quem sabe beliscar um acesso à elite do Carnaval Virtual. Sempre aprendendo com os erros passados, a escola tem como objetivo apresentar um belo espetáculo na avenida virtual. Confira a entrevista completa abaixo.

Conte-nos a história da agremiação no Carnaval Virtual.
Nós costumamos definir como APRENDIZADO. A cada ano a escola aprende um pouco, quando eu cheguei no final da temporada 2016 pra completar o projeto do Cuca, nós tínhamos em mente superar o ano anterior, concertar os erros. Em 2017, a essência redefiniu sua plástica, mudou sua própria forma de fazer carnaval e aprendeu com o ano anterior.

E você? Como chegou à Essência?

Bruno Ribeiro – Carnavalesco

Bom, cheguei a convite do Cuca, pra completar um projeto de enredo, produzir a sinopse e ajudar na edição de alas em 2016, mas alguma coisa me chamou atenção nesse trabalho e decidi permanecer em 2017 e participar de tudo desde o inicio. Como carnavalesco foi meu primeiro ano, com um projeto trabalhado desde o início.
Ainda em 2017, decidi experimentar algo novo e compus um samba concorrente pela primeira vez, tive a felicidade de ser escolhido campeão e vê-lo na avenida pela Órion.
Em 2018, continuando pela essência, agora no grupo A, consegui conciliar o trabalho de carnavalesco e compositor, onde mais uma vez, vou ter a oportunidade de ouvir uma obra minha na avenida dessa vez pela Lagarto Feroz e espero, obter uma boa colocação com a essência.

Como está a expectativa da escola para o carnaval 2018?
Como dito a cima, a escola está sempre aprendendo, se avaliando o tempo todo. Ano passado “O Panteão dos Orixás” rendeu boas notas em plástica e em enredo, mas perdemos em samba, nossas punições foram pelo áudio e buscando resolver esse caso contratamos o Igor, fizemos o samba em estúdio, e esperamos repetir ou superar a parte plástica pra brigar lá em cima.

Um resumo do que a escola vai contar
O enredo é uma reflexão em busca da união. Nós buscamos histórias de rivalidades, de conflitos e vamos promover a união através delas. A sinopse é como uma reflexão, então, partimos da filosofia, entramos em um devaneio lembrando o passado, das histórias de guerras e imaginamos como tudo podia ser diferente se os opostos se completassem e não brigassem entre si, olhamos pra própria história brasileira e da mesma forma pensamos quantos problemas seriam evitados.
Mas no final, chegamos ao entendimento que, pra alcançar essa UNIÃO não é preciso mudar o passado, mas devemos pensar no “Agora”. Encerramos com nossas festas regionais, unindo o garantido ao caprichoso, Caruaru a Campina Grande, Rio a São Paulo, real ou virtual vamos exaltando nossas diferenças e lembrando que essas diferenças enriquecem nossa cultura.

Como surgiu a ideia do enredo?
Nós tínhamos uma proposta de traçar o enredo sobre as grandes rivalidades da história, mas como caminhamos nessa linha tênue sobre a igualdade desde o ano passado, vimos que não seria ideal exaltar a rivalidade depois de tudo.
Ai pensamos em inverter a história, usar o material que tínhamos a pesquisa já avançada mas com outro propósito, o de usar essas histórias pra buscar a união.
Então não havia frase melhor pra intitular o enredo do que “onde houver discórdia que eu leve a UNIÃO”

Alguma parte do desfile que pode chamar atenção?
Eu acho que a diversidade das alas deve chamar a atenção, de alguma forma elas estão mais leves e eu acho, mais criativas haha

Qual a sua ala ou alegoria favorita?
Ah, sem duvidas o Abre alas (bem acoplado, pode deixar), foi o primeiro a ficar pronto, durante todo o processo criativo tem sido uma fonte de inspiração pros carnavalescos e motivo de orgulho pra escola.

Às vésperas do desfile como está o barracão da escola? Você pode contar um pouquinho do que está acontecendo por lá?
Optamos por terminar tudo primeiro, corrigir o que precisar pra depois começar a montagem, hoje a escola tem 99% de tudo concluído e “corrigido” faltando apenas detalhes de uma alegoria e as últimas alas. De acordo com o cronograma oficial, assim que for enviado o organograma começa a montagem do desfile.

Tem algo que possa nos mostrar pra ajudar a matar a curiosidade do público?
Preparamos uma surpresa pra sentirem o gostinho do trabalho na LIESV, uma demonstração do inicio do processo de confecção de uma ala… espero que gostem!

O que os amantes do carnaval virtual podem esperar do desfile?
Bom, a escola sempre tenta buscar alguma coisa diferente nas alegorias então pode ser que tenha alguma coisa de especial…
Além do luxo que vamos tentar manter, a escola vai fazer um desfile alegre, bem colorido mostrando toda diversidade que o enredo permite. Tudo isso contando com uma belíssima trilha sonora, o samba composto pelo querido Papi, interpretado pela voz poderosa de Igor Vianna, todos os ingredientes pra um belo espetáculo que promete surpreender, se tudo der certo, brigar na parte de cima da tabela.

Para conhecer a LIESV acesse o nosso site clicando aqui. Curta a nossa FanPage no Facebook e faça parte do nosso grupo também no Facebook. Entre no nosso Chat do WhatsApp.




Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: