A Portela se reinventa para o Carnaval Virtual 2022 buscando afirmar sua identidade e agora se chama Portella Guerreira, com um azul mais claro e um pavilhão imponente a escola lança sua sinopse e concurso de samba para o enredo “Resistir para Existir”.
A escola fundada em 20 de Dezembro de 2020 tem o Adão Flores como Presidente e Carnavalesco. Completam a equipe Alex Silva como diretor de carnaval e o intérprete Pixulé.
Confira a entrevista cedida pelo presidente, Adão Flores:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Soube da LIESV através do Instagram, a partir daí surgiu o desejo em ter uma agremiação virtual. A escolha se deu por indicação de amigos e boas avaliações da liga por integrantes de outras agremiações.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?
Nossa agremiação se chama grêmio recreativo escola de samba virtual Portella Guerreira , o principal motivo da escolha de tal nome, se deu pela imponência do mesmo, e para este carnaval optamos por renovar o nome da escola devido ao respeito que existe em relação à escola real, bem como para obter uma originalidade com o novo nome. Foi fundada a partir do desejo em se ter uma escola virtual, as cores são azul e branco, e o símbolo é a Águia.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
O Enredo para 2022 é Resistir para Existir, o desfile será apresentado em 4 alegorias, 2 casais de MS e PB, 20 alas e 1 tripé, podendo ser ajustado ao decorrer do projeto.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
A equipe é formada pelo presidente e carnavalesco Adão Flores, Alex Silva como diretor de carnaval e contará com a presença do intérprete Pixulé.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc
Nós abrimos uma disputa de samba, esperamos grandes obras, que representem a grandeza do enredo.
Regras
●Os sambas poderão ser feitos solo ou em parceria de compositores;
●Cada compositor ou parceria poderá colocar em disputa quantos sambas quiser;
●É necessário envio do áudio com no mínimo duas passadas do samba, com ou sem instrumentos;
● O envio do samba em arquivo mp3, juntamente com a letra em pdf/word/bloco de notas deverá ser encaminhado por Whatsapp;
● É opcional o envio da partitura;
● Data limite para entrega dos sambas: 10 de Março de 2022, até as 23:59 h.
● Qualquer dúvida, entrar em contato com o presidente através do contato (49) 988493167 ou pelo Instagram da escola.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2022, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Esperamos uma grande festa, que o nosso desfile ocorra como planejado, que faça o seu papel em relação à reflexão que propomos, que os talentos do carnaval possam ser apresentados ao público, que o Carnaval exerça sua função também de reflexão e crítica indo além de ser somente diversão, e que todas as agremiações façam belos desfiles, e que possamos deixar ainda mais popular a arte carnavalesca realizada de forma virtual.
Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Portella Guerreira para o Carnaval Virtual 2022:
“RESISTIR PARA EXISTIR”
SINOPSE
Vamos juntos embarcar nessa viagem dentro da nossa realidade onde RESISTIR PARA EXISTIR é a verdade que vive o nosso povo desde que mundo é mundo!
Ter direitos iguais não nos tornam IGUAIS EM PENSAMENTOS, ESCOLHAS, ENTRE TANTOS, pois existe a individualidade de cada ser e junto com a individualidade nossas escolhas que nos tornam especiais para nós mesmos, mas isso requer LIBERDADE E PROTEÇÃO porque infelizmente não vivemos “livres” ainda, mas já existe um progresso que nos garante por lei que “MINORIAS” sejam tratadas com respeito e protegidas, AFINAL ELAS IMPORTAM!
Cantar, rezar, ajoelhar, gritar, brigar, sambar, entre tantas formas de manifestações, cada um tem seu jeito especial de RESISTIR, e respeitar cabe a todos.
O carnaval sempre foi uma grande manifestação como forma de protesto e a Portella Guerreira nesse carnaval vai soltar o grito ancestral como forma de resistência!
“DIREITO MEU E SEU”
O mesmo direito seu é meu também! Não podemos abortar resistência sem começar pelos nossos direitos básicos que nos conferem uma vida minimamente igual “mesmo que no papel” com os demais seres humanos.
Sobreviver, viver, ser tratado igual, fazer valer os diretos e deveres de cada cidadão!
“LIBERDADE E PROTEÇÃO”
Assim como eu respeito a sua bíblia respeite o meu fio de conta! Ser livre é um direito, mas de nada ele vale se não tivermos proteção. É passada a hora de dizer chega a TODO TIPO de preconceito e a agressão em toda esfera social.
Fazendo uma união com o próximo setor;
“MINORIAS IMPORTAM – JUNTOS NOS TORNAMOS FORTES”
SIM, PODEMOS!
Quando juntamos grupos de minorias podemos formar um verdadeiro império! Cada grupo tem sua história, sua cultura, suas necessidades especiais e sua individualidade.
Nosso Brasil é grande e lindo! Essa verdade só é possível porque aqui tudo é junto e misturado!
“RESISTIR PARA EXISTIR”
BRASIL, NOSSA PÁTRIA AMADA! ATRAVÉS DO CARNAVAL VAMOS FAZER ECOAR O NOSSO GRITO DE RESISTÊNCIA EM FORMA DE SAMBA!
Claramente existe um movimento político perseguindo o carnaval e isso irá nos fazer mais fortes, pois ser sambista é RESISTIR PARA EXISTIR.
Nossas ruas, nossas encruzilhadas, nossos viadutos, nossas salas de aulas, nossos teatros, nossos botecos, enfim, TODOS os lugares onde é possível manifestar arte são um templo de resistência! Chegou a hora da arte de rua, dos barracões e dos artesões anônimos!
A Portella Guerreira vai transmitir na avenida a mensagem que RESISTIR é a única forma de EXISTIR.
Axé!!!
Comissão de Carnaval
Autor do enredo: Adão Flores