Cantando a “Bahia, ancestralidade do samba”, a Águia Imperial estreia no Carnaval Virtual de 2021 com um trabalho muito acelerado, a escola já tem samba-enredo e até mesmo as alegorias prontas em seu barracão.
O presidente Gabriel Teixeira de Farias concedeu ao portal uma entrevista em relação ao projeto da escola, confira abaixo:
1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?
Conheci a LIESV tem uns 5 anos quando pesquisava sobre como criar uma escola de samba virtual, daí fiquei maravilhado com a ideia, e esperei poder ter o tempo certo para dar inicio ao meu sonho.
2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Águia Imperial se deu com base nas raízes de duas escolas de samba do RJ. Enquanto o símbolo tem correlação com o GRES Portela, as cores vermelha e branca são em homenagem ao Salgueiro. O símbolo é a esplendorosa Águia Imperial e também a coroa imperial (homenagem a Imperatriz). O motivo foi criar algo que encha e ao mesmo tempo supra as expectativas de quem está aguardando o desfile. A equipe vai vir quente em 2021 pronta pra arrasar.
3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?
Iremos falar da cultura baiana com o enredo “Bahia, ancestralidade do samba”, passando sobre a origem do estado, a influência portuguesa na exploração do pau-brasil, a resistência baiana na guerra de canudos, e daí em diante entrar nas personalidades que tiveram e tem influência na história do estado, como Tia Ciata, Mãe Menininha, João Gilberto. Iremos com 5 carros + 1 tripé, e 14 alas.
4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?
O presidente sou eu, Gabriel Farias, a carnavalesca por enquanto é a minha colega Luana Brandão, e o intérprete é o experiente Leonardo Bessa.
5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?
Já compus o samba enredo, será via encomenda e já está em fase de melodia para que o público mate sua ansiedade.
6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?
Espero um espetáculo vindo de todas as co-irmãs, espero também um impactante acesso ao especial já no primeiro ano da escola, e que todos deem ao público o show que eles merecem.
Confira abaixo a sinopse e a logo oficiais da escola para o próximo carnaval virtual:
O G.R.C.E.S.V. Águia Imperial vem exaltar no seu ano de estreia, a história da Bahia e seus encantos, mostrando sua ancestralidade, e sua influência no estado para os dias atuais. Além de homenagear personalidades da cultura baiana entre eles: Mãe Menininha, Dorival Caymmi, Tia Ciata, Jorge Amado, Carlinhos Brown, e João Gilberto. Exaltar a Bahia não é apenas falar de Pelourinho e Yemanjá, é lembrar das várias personalidades que tiveram sua importância na história e deixaram suas marcas e raízes por onde passaram, e contar sobre a colonização baiana, e como a descoberta do pau-brasil como matéria-prima atraiu comerciantes contrabandistas franceses, e contar da resistência contra a invasão holandesa e inglesa no século 17 e também na guerra de canudos. Por isso, escolhemos a Bahia como enredo para 2021. Pode apostar que a originalidade será o nosso ideal.
Setores:
I – Abre alas para a Imperial
II – Resistência e Liberdade
III – Devoção e Fé
IV – Oxalá, Oromimayó minha deusa
V – Culturalidade