Trazendo a história contida em “As Cartas que não Chegaram”, Estrela do Amanhã retorna ao Grupo Especial do Carnaval Virtual em 2021

O enredo, de autoria do Thiago Morganti, “As Cartas que não Chegaram” vai contar a história de Gustav Doré, importante ilustrador, que desenhou a capa dos principais livros da literatura mundial e das cartas que ele enviou, mas nunca chegaram, a Machado de Assis pedindo para ilustrar as obras do grande escritor brasileiro, imaginando como seriam as ilustrações dele para os livros de Machado. A azul e branco de Porto Alegre, retorna ao Grupo Especial do Carnaval Virtual depois de quase uma década, presidida por Theo Valter, com Murilo Duarte de Carnavalesco e Vinny Machado de intérprete.

Confira a entrevista cedida pelo presidente, Theo Valter:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Conheci a LIESV no início do já longínquo ano de 2004, o Miguel da CNP não era nem projeto, no fórum Espaço Aberto, do site Galeria do Samba.

2- Qual a história da sua escola, como foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolos nome?

Na madrugada de dois de março de 2004 coloquei um post no Espaço Aberto pra formar uma escola, cinco pessoas responderam, conversamos, fundamos a escola, decidimos até o enredo, as cores foram definidas como azul e branco porque a maioria dos integrantes torciam pra escolas dessas cores e o símbolo foi decidido por ser uma Estrela igual ao nome escolhido para a escola. No tempo até às inscrições os outros foram saindo e eu fiquei praticamente sozinho, mas nisso o Willian Tadeu aceitou desenhar o enredo que tínhamos projetado, nos inscrevemos e ficamos em terceiro no primeiro acesso da história, em 2005.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

O enredo, de autoria do Thiago Morganti, “As Cartas que não Chegaram” vai contar a história de Gustav Doré, importante ilustrador, que desenhou a capa dos principais livros da literatura mundial e das cartas que ele enviou, mas nunca chegaram, a Machado de Assis pedindo para ilustrar as obras do grande escritor brasileiro, imaginando como seriam as ilustrações dele para os livros de Machado. A escola virá nos números mínimos de alas e alegorias do Grupo Especial, mas com um conjunto forte e impressionante.

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

Com a saída do Carmavalesco vice campeão do Acesso 2020, Marcus Vinicius, precisávamos de um novo nome e o Thiago Morganti, nosso Diretor de Carnaval, sugeriu o Murilo Duarte, que estava sem escola, após ter saído da MuM, eu aceitei na hora por que sei da qualidade do trabalho do Murilo. Além de nós três teremos, também, o intérprete Viny Machado, campeão do Acesso 2020 pela Bandeirante da Folia, fomando o elenco principal da Estrela do Amanhã para 2021.

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc

Será encomendando, mas não sei muitos detalhes, quem está cuidando disso é o Thiago Morganti.

6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2021, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Esperamos fazer mais um grande desfile e ficar numa boa colocação, o que vier será fruto do nosso trabalho e dedicação. Para as coirmãs também desejo que todas desfilem e que façam grandes apresentações.

Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Estrela do Amanhã para o Carnaval Virtual 2021:

“As Cartas que não Chegaram”

Introdução
Em 2021 a Estrela do Amanhã contará a vida e obra de Gustave Doré. Pintor, escultor, desenhista francês, conhecido pelas infinitas obras que ilustrou. Doré foi autor da ilustração original do Inferno de Dante e a primeira versão ilustrada da Bíblia, que para muitos, foi responsável pela “imagem” conhecida de como Jesus Cristo seria.

Mas Gustave também se aventurou no universo infantil, sendo desenhista de obras como “O Gato de Botas”, “Chapeuzinho Vermelho, “Pequeno Polegar” e outras centenas.

Gustave também foi peça de uma inusitada história que o relaciona a Machado de Assis.

Em 2005 foram encontradas 4 cartas em um terreno abandonado no Cosme Velho, bairro onde Machado de Assis viveu.

Mas o endereço que as cartas eram remetidas estava errado.

E as cartas eram de Gustave.
Ele pedia para Machado de Assis, que pudesse ilustrar uma de suas obras.

Mas como é carnaval, como seria se as cartas tivessem sido entregues?

A Estrela do Amanhã contará a todos!

Sinopse

Carta 01
París, França
04 de dezembro de 1862

Caro Machado de Assis,
Provavelmente você não me conheça. Me chamo Paul Gustave Doré, nasci em Estrasburgo, no Leste da França, mas me situo em París no momento.
Desde criança tive a vontade de desenhar. Sempre fui daqueles meninos que pintava em tudo, nas paredes, chão, papeis que não prestavam mais. Enfim.
Mas a vida foi boa para mim. Acabo de desenhar minha última, e acredita que será a maior, obra. O inferno de Dante. Fui convidado e tive a honra de fazer as ilustrações oficiais dela.
Mas como você não me conhece bem, vou te falar que gosto de desenhar qualquer coisa.
Já desenhei muitos contos de fadas e histórias infantis como por exemplo: Sinbad, o marinheiro, Contos de fadas, A chapeuzinho vermelho e o lobo mal, O gato de botas, Bela Adormecida, A bela e a fera, Dom Quixote de La Mancha e assim por diante.
Também já desenhei muitas obras mais “sérias” como: As fábulas, Dilúvio, O Ogro, O Corvo e a grande A Bíblia sagrada.
Te mando essa carta pois tenho ouvido falar muito das suas obras aqui na Europa.
Gostaria muito de ter a chance de desenhar uma delas, ou até todas!
Você é uma grande referência para todos nós.
Un gros côlin de l’ami, Gustave Doré
(Um grande abraço do amigo Gustave Doré)

CARTA 02
30 de dezembro de 1862
Cosme Velho, Rio de Janeiro – BR

Olá Gustave, acho que te passaram um endereço errado meu. Na mesma rua, mas em uma casa errada. Mas por sorte, me encontraram e repassaram suas cartas.
Claro que o conheço, uma grande referência da pintura mundial.
Então, nasci aqui no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa. Sou autor de algumas obras até que reconhecidas aqui no meu país, mas não sabia que chegavam com tanta frequência por ai.
Então, como você me pediu, vou passar a lista das minhas obras favoritas. Pode escolher alguma, mas se preferir todas, ficarei feliz!

Dom Casmurro
Ressureição
A casa velha
Helena
Quincas Borba
Memórias póstumas de Brás Cubas

Um forte abraço do amigo, Machado de Assis

Autor do enredo: Thiago Morganti

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: