EP marca arrancada do Carnaval Digita com produção inteiramente assinada por biólogo e presidente da LIESV

Primeiro álbum com produção assinada 100% por membros da LIESV promete inovar e emocionar com baterias e arranjos inéditos. Ouça clicando aqui.

por Tiago Rodrigues, 10 de maio de 2025

O Carnaval Digital 2025 começa oficialmente com um feito inédito: o lançamento do EP Arrancada do Carnaval Virtual, produzido integralmente por Ewerton Fintelman, presidente da LIESV, biólogo por formação, mas músico e produtor por paixão. Diante de um cenário de escassez de recursos, Ewerton profissionalizou-se como produtor fonográfico, assumindo pessoalmente a produção executiva e musical do projeto.

Realizado sem patrocínio direto e com estrutura totalmente remota, o EP foi viabilizado por meio de parcerias com músicos e intérpretes espalhados pelo Brasil, todos colaborando a distância. “Foi um desafio, mas também uma oportunidade de mostrar que é possível fazer com qualidade, mesmo sem estrutura de grandes estúdios”, explica Ewerton.

Capa do EP Arrancada do Carnaval Digital 2025, já nas plataformas

A produção executiva leva a assinatura de Ewerton Fintelman, presidente da LIESV, com co-produção de Marcos Jackson. Ewerton produziu, de maneira amadora, algumas faixas e áudios de desfile em anos anteriores, mas em 2025 viu-se sem saída em meio à aventura de produzir o CD. Matriculou-se na ProClass, o curso oficial da Avid, fabricante do Pro Tools, o mais famoso software de gravação e edição de áudio. Produtor Fonográfico agora registrado e profissionalizado, Ewerton Fintelman promete dedicação de corpo e alma, mas jura amores pela sua profissão de formação: “Sempre me perguntam se estava pronto pra produzir em nível profissional e a resposta sempre será que não. Minha carreira profissional é fora do carnaval e deve continuar nesta seara, mas aqui na LIESV foi necessário ‘brincar de ser profissional’, mas não muito mais que isso. Tenho um doutorado para defender e artigos para publicar. É ali onde sou, de fato um grande profissional. A produção é uma paixão, mas quando se torna pressão é que percebo que o melhor profissional que habita em mim faz ciências biológicas e tá tudo bem”, diz Ewerton, bem-humorado, rindo.

O co-produtor Marcos Jackson detalha: “as guias são feitas de maneira simples somente com cavaco, de modo a levar a estúdio o samba com o mínimo de acerto, visando evitar erros antes cometidos que levaram a LIESV a ter alguns sambas comprometidos, pois com orçamento limitado não havia tempo hábil para corrigir um samba no momento de gravar. Adaptamo-nos a falta de patrocínio fazendo do jeitinho Pamplona tirando da cabeça o que não tem no bolso”.

As gravações continuam após o lançamento do EP, completando as faixas das 20 escolas do Grupo Especial e as 14 do Grupo de Acesso. Os CDs Sambas de Enredo do Grupo Especial e do Grupo de Acesso tem previsão de lançamento para a primeira quinzena de junho. Os desfiles acontecerão na primeira quinzena de julho.

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: