Carnaval Virtual 2023 – “O Afrorescer de Ossain” é o enredo da Caprichosos da Harmonia para o Carnaval Virtual 2023

Após a garra e superação do último carnaval, a Caprichosos da Harmonia vem mostrar sua força e e talento apresentando o enredo “O Afrorescer de Ossain”, que foi escrito e será desenvolvido pelo carnavalesco Jhoni Martiniano.

Confira a entrevista concedida pelo presidente, Leonardo Rodrigues:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Buscava por outras formas de realização de carnaval, além do real, e acabei conhecendo a LIESV, que é uma liga que consegue juntar a seriedade de um trabalho, com a alegria de manter aceso o amor pelo carnaval de uma forma diferente, além é claro, de ser um palco para a revelação de talentos.

2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?

A Caprichosos da Harmonia surge de uma homenagem a Caprichosos de Pilares (minha escola do coração) e ao segmento Harmonia (no qual faço parte em algumas escolas).
O símbolo e as cores também são homenagens; O azul e braco (homenagem à Caprichosos), e o apito (símbolo da Harmonia).
A fundação se deu no dia 01/04/2017, sim no dia da mentira, mas não tive intenção nenhuma em escolher a data. Estava em um almoço na casa dos meus padrinhos, que também ajudaram a fundar a escola.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

Levaremos para a passarela virtual JJ30, neste ano de 2023, “O Afrorescer de Ossain”. Serão 20 alas, 4 carros alegóricos e 2 tripés (incluindo o da CF).

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

A equipe é a mesma que está conosco há alguns carnavais.

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?

Faremos disputa

REGRAS PARA CONCURSO DE SAMBA ENREDO DA CAPRICHOSOS DA HARMONIA – LIESV CARNAVAL VIRTUAL 2023

– Data limite para entrega dos sambas: 30/07/2023;

– Divulgação do Samba Campeão: 06/08/2023;

– Poderá ser feito solo ou em parceria de compositores?

Sim

– É necessário envio do áudio com no mínimo uma passada do samba, acompanhado ou não, de instrumentos? SIM ou NÃO?

Sim, é necessário ao menos uma passada do samba no áudio enviado para a escola. A utilização, ou não, de instrumentos fica a critério de cada compositor ou parceria.

– Cada compositor ou parceria poderá colocar em disputa quantos sambas quiser?
Cada compositor ou parceria, poderá enviar até dois sambas para a disputa. No entanto, a escola optará por manter aquele que achar de melhor qualidade na disputa, com sendo o oficial daquele compositor ou parceria.

– Todos podem participar?

Sim, todos que desejarem podem se inscrever e participar de nosso concurso.

– Os sambas inscritos só poderão ser divulgados após o fim do prazo de inscrição?

Os sambas poderão ser divulgados após o recebimento oficial pela escola, no entanto, será de responsabilidade única e exclusivamente do(s) compositor(es). A divulgação oficial por parte da escola, será realizada após o prazo para envio dos sambas.

– Enviar o áudio do samba concorrente em formato “.mp3”; acompanhado da letra do samba e nome dos compositores para o Whatsapp (21) 96838-7945 – Leonardo Rodrigues – Presidente, ou para o e-mail gresvcaprichososdaharmonia@gmail.com

6- O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Esperamos que seja mais um ano de desfiles em altíssimo nível, faremos de tudo para buscar o nosso objetivo, logicamente, que respeitando e muito cada co-irmãs que estará conosco nesta disputa. Inclusive, somos muito gratos a todas as co-irmãs, tanto do grupo especial, quanto do grupo de acesso, que não mediram esforços para que pudéssemos desfilar no ano passado, por isso, desejamos que todas tenham muito sucesso.

Confira abaixo a logo e a sinopse do enredo da Caprichosos da Harmonia para o Carnaval Virtual 2023:

O G.R.E.S.V. Caprichosos da Harmonia exalta a Amazônia Afro-brasileira.

A floresta amazônica preta foi, desde o período colonial, silenciada e negada. Agora, ao usar como metáfora o fim do inverno e a chegada da primavera, a Caprichosos da Harmonia desperta, de uma alva história, os povos pretos como sendo os filhos de Ossain, o Orixá das folhas.

Caprichosos da Harmonia busca “Afrorescer” o pensamento ao ressignificar a palavra “florescer” e dar protagonismo aos indivíduos afro-amazônicos. “Kun Kun Olori Ewé” (Nos preencha de conhecimento, Senhor das folhas).

O Afrorescer de Ossain Ewé Ó! Ewé Ó! (Oh as folhas! Oh as folhas!) Um breve sopro faz farfalhar as folhagens E, do xirê dos Encantados, ecoa o segredo: Ancestral é a memória dos que foram adormecidos Em uma alva Belle Époque De frias damas e gélidos barões De opulentos bailes invernais Quando a branca história ofuscou uma pele retinta Foi-se inverno e então vem a Luz Tupã-Oxalá alumia a árvore dos mistérios Ossain chama e os Seres da floresta vêm Aroni para auxiliar Vaga-lumes para iluminar Kurupyras para estrondear Um a um, os bichos místicos despertam “Afrora” para despertar!

Sementes acordam na preta terra Para proteção, a flora é consagrada Pinta-se de cores o que se foi brancura Revoadas de borboletas em redemoinho Gira, gira e macera as folhas Sasanha que faz brotar todo o Axé Enegrecidos primaveris povos amazônicos Da cura do Xamã com pele de jenipapo Da fumaça do Catimbozeiro Das ervas da Benzedeira Das cantorias do Mateiro profeta Da proteção da Quilombola mulher Tudo Afroresce na Amazônia de Ossain.

Elucidário:

 Árvore dos mistérios: a “Igi èrò ìrókò”, em Yorubá, é a árvore consagrada onde Ossain pendura a cabaça com todas as espécies de plantas.

 Aroni: divindade que detém o conhecimento das ervas medicinais; é o grande amigo de Ossain.

 Kurupyra: ser mítico protetor das florestas, que possui os cabelos vermelhos em fogo e os pés virados para trás.

 Afrorar: termo criado para ressignificar metaforicamente o ato de florescer a partir de uma perspectiva do protagonismo afro-amazônico.

 Sasanha: ritual de louvações, onde as folhas são maceradas para se extrair a energia vital da seiva, o Axé, para purificar e renovar as energias.

 Primaveris: relativo à primavera.

 Jenipapo: fruto do jenipapeiro; “fruta que serve para pintar”, pois do seu sumo se extrai a tinta escura para pintar a pele.

 Catimbozeiro: indivíduo que cultua a religião Catimbó, o culto à Jurema, que une práticas religiosas afro-ameríndias e cristãs; é caracterizado pela fumaça dos cachimbos, uso das ervas sagradas e cânticos.

 Mateiro: indivíduo que conhece os segredos das florestas e, por isso, é o guia e zelador das matas

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: