Vindo de dois títulos e acessos seguidos, Império Andreense trará Goitacá na sua estreia no Grupo Especial, confira como está o barracão.

Pode-se afirmar que a Império Andreense é a escola mais quente do momento. Campeã do Grupo de Acesso B em 2018 e Campeã do Grupo de Acesso A em 2019, a escola do presidente Henrique Torres e do carnavalesco Leandro Ramos já “varreu” os dois grupos de acesso e vai em busca de uma “varrida” completa, só que agora no grupo especial. Será que alguma escola conseguirá bater os Tigres de Santo André? Para o carnavalesco Leandro Ramos, os trabalhos da Paraíso da Folia e Floripa do Samba são os destaques do grupo.

Ainda não ouviu o samba enredo da Império Andreense? Ouça já, e se já ouviu, ouça de novo!

1- O que sua escola irá apresentar na Passarela Virtual, quais serão os pontos altos do desfile dela?

R: O Império Andreense apresentará o enredo baseado na extinta tribo Goitacá. Tendo como inspiração o início do desfile que Rosa Magalhães apresentou na Imperatriz Leopoldinense no carnaval de 2002, e estudado a fundo no livro “A Antropofagia de Rosa Magalhães” do carnavalesco da Grande Rio Leonardo Bora.

Como a tribo escolhida foge totalmente da visão indianista comum aos desfiles com esse tema já apresentado, a escola espera apresentar uma outra visão do índio brasileiro.

2- O que sua escola irá contar no seu enredo de 2020?

R: “Goitacá” é uma narrativa da historiografia dessa tribo oriunda do sudeste brasileiro. Mostraremos as peculiaridades daqueles que foram tidos como os mais cruéis e selvagens nativos do Novo Mundo; a construção do imaginário europeu que a demonizou, a sua resistência e extinção. Além do ressurgimento do nome Goitacá como fator de preservação da memória desse grupo indígena.

3- Como sua escola trabalhou para desenvolver o desfile deste ano?

R: No ano da estreia da escola na elite do carnaval virtual da Liesv tivemos vários problemas que fizeram que o planejamento fosse se adaptando durante o processo. Depois de uma vasta pesquisa, buscamos uma linha de narrativa mais adequada as características do trabalho que a escola está apresentando nos últimos carnavais e que permitisse um desenvolvimento artistico mais abrangente.

4- Conte um pouco sobre a história da sua escola e como é o funcionamento diário dela?

R: A escola é de 2011, já está prestes a fazer seu primeiro decenário, com diversos momentos de altos e baixos, entendemos que estamos no nosso auge e tentaremos aproveitar este momento, com a mesma equipe em três anos consecutivos, já temos a base de como fazer um desfile de bom nível, e vamos sempre tentar manter esta média. O formato como trabalhamos consideramos a ideal, o carnavalesco é livre pra desenhar, e elaborar o enredo, o presidente vem mais na parte burocrática com a liga e auxilia tanto o carnavalesco quanto o interprete em quaisquer que seja a situação, seja em editar uma imagem, pesquisar algo no enredo como até verificar algumas situações nos áudios do desfile ou CD.

“Funcionamos como um sistema de engrenagens de três, onde os dentes dessas 3 engrenagens sempre devem estar alinhadas”

5- O que você e sua escola esperam das demais agremiações?

R: Acreditamos que esse será o carnaval mais competitivo dos últimos anos da Liesv. Há uma grande quantidade de escolas postulante ao título que “prometem” grandes apresentação na passarela virtual. O nível do trabalho visual de algumas agremiações está em crescente desenvolvimento que deve gerar belos desfiles, além de enredos muito interessante. Destaco o trabalho dos carnavalescos da Paraíso da Folia e Floripa do Samba como exemplo disso.

6- O que você e sua escola esperam quanto ao resultado do seu desfile?

R: Preparamos o melhor desfile de estreia, dentro das nossas limitações (que são muitas), apresentar algo que colabore com a “experiência” LIESV, e que seja interessante para os telespectadores. Nunca focamos no resultado, mas sim no desfile.

7- A sua escola está preparando alguma surpresa para o desfile?

R: Não! Haha

Acreditamos que a narrativa do enredo apresentado seja o mais importante e que deva ser o destaque, assim as opções de escolhas estéticas adotadas foram pra melhor facilitar o entendimento do mesmo.

8- Por regulamento, você pode divulgar até cinco imagens do desfile da sua Escola nessa matéria, você gostaria de mostra algum? Se sim, quais e o que representam?

R: Optamos por divulgar parte do croqui de duas fantasias do nosso desfile.

O lado esquerdo é a fantasia dos piratas e traficantes, já o lado direito é a fantasia Goitacá Mopi.

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS MATÉRIAS:

Segunda Feira 27/07 – Gaviões Imperiais (Grupo de Acesso)
Terça Feira 28/07 – Falcões da Serra (Grupo de Acesso)
Quarta Feira 29/07 – Unidos do Imperador Niterói e Cupincha de Campo Grande (Grupo de Acesso)
Quinta Feira 30/07 – Leões da Casa Verde (Grupo Especial) e Unidos da Vila Nhocuné (Grupo de Acesso)
Sexta Feira 31/07 – Castelo (Grupo de Acesso)

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: