Carnaval Virtual 2023 – “Anjos”, é o enredo da Viúva Negra para o Carnaval Virtual de 2023

Na promessa de uma estreia com maestria, a Viúva Negra apresentará o enredo “Anjos”, idealizado por Tiago Rodrigues e escrito por Marcus Andrade e que será desenvolvido pelo carnavalesco Julio Figueiredo.

Confira a entrevista concedida pelo Diretor de CarnavalTiago Rodrigues:

1- Como conheceu a LIESV e por que a escolheu?

Conheci a LIESV através dos desfiles realizados pela liga no youtube. A GRESVD Viúva Negra, pertencia a Liga Co-irmã da LIESV a Carnaval & Arte. Por conta do encerramento momentâneo das atividades da liga e para a agremiação não ficar sem realizar sua estreia, decidimos por nos filiarmos a LIESV, a liga onde nossa madrinha e padrinho, União de Sepetiba e Cravo de Ouro estão filiados.

2- Qual a história da sua escola, como e onde foi fundada, qual o motivo, quais as cores, símbolo e nome?

A Viúva Negra foi fundada no dia 31 de Outubro de 2020, Halloween/ Dia das Bruxas. Como nunca vi ou soube de uma aranha como símbolo de escola de samba, decidi ousar um pouco e criar uma agremiação. As cores são Roxo, Preto e Vermelho! É do tipo de escola que vai chegar chegando, mostrando a que veio. Por sua presença forte e impactante!! Afinal de contas, é assim que é uma aranha viúva negra.

3- Qual será o enredo da sua escola e como ele será contado na passarela virtual (quantas alas, alegorias e demais elementos)?

O enredo que levaremos para a avenida é sobre Anjos. No dia da escolha do enredo, estava sentado em frente ao computador pensando em qual enredo seria bom para a agremiação. Então uma voz suave sussurra em meus ouvidos dizendo: “Fale sobre Anjos”. Então, decidi por esse tema, conversei com o enredista que fez a pesquisa sobre o tema. E assim será!
Traremos Vinte alas, quatro alegorias, um tripé e alguns destaques. Faremos um singelo desfile, como se pede o enredo, só que impactante e marcante.

4- Como a equipe da sua escola foi montada e quem faz parte dela?

Gestão 2023

Presidente: Liliane Martins
Diretor de Carnaval: Tiago Rodrigues
Carnavalesco: Júlio Figueiredo
Enredista: Marcus Andrade
Intérprete e Compositor: Marcos Vinícius
Diretora de Mídia: Lia Amorelli
Diretor de Divulgação: Hélio Ferreira
Apoio: Wendel Lucas
Rainha de Bateria: Daniele Rodrigues
Musa: Pâmela Lockwood

5- E o samba enredo, vai fazer eliminatórias de samba ou vai encomendar? Se for eliminatórias, quais as regras da disputa, pra onde os compositores devem mandar os sambas e etc?

O samba será encomendado. Não faremos este ano eliminatórias de samba, quem sabe para o ano que vem!

6 – O que você e sua escola esperam do Carnaval Virtual 2023, tanto de vocês quanto das coirmãs?

Estamos engajados em fazermos um belíssimo trabalho e se depender da equipe, isso já está sendo colocado em prática. Desejamos que todas as co-irmãs realizem maravilhosos desfiles, aqueles que marquem por excelentes execuções de seus trabalhos. Viúva Negra finalmente fará sua estreia com maestria! Prenderemos todos em nossa teia e aplicaremos o veneno saudável da folia, que fará todos viajarem e apreciarem o momento com muita alegria.

Confira abaixo a sinopse do enredo da Viúva Negra para o Carnaval Virtual 2023:

Sinopse

JUSTIFICATIVA E DEFESA DO ENREDO

Anjos são reais ou fictícios? Será que anjos celestiais, anjos de fé, de amor, de compaixão ainda existem? Todas as forças celestiais são imortais, mas nunca enfrentaram tanto as forças do mal como atualmente, mesmo no tempo em que o mal lutava com tridentes, espadas e canhões. Hoje, temos que ter muito mais fé e acreditar em tudo que possa nos mover e nos impulsionar para trilhar novos horizontes, não importa quais sejam os caminhos a tomar, mesmo que estes tenham muitos e dolorosos espinhos. Abraçar aqueles que nos dão a mão, dar as mãos a quem precisa de abraço. Seja lá como for, na Criação ou Evolução, o ser humano foi dotado de inteligência e como dizem, muitos anjos não têm asas. E isto é o que vale no momento da decisão, com uma escolha boa ou má, com erros ou acertos, que se fique o aprendizado e conhecimento que nos permite ou permitirá ligar os feitos de uma vida que pode ser breve ou longa, mas que de alguma forma fará sentido e ganhará em conteúdo. E seguindo para o simbolismo bíblico e acreditando na fé da humanidade, primeiramente temos que entender o que é Deus. Deus é uma inteligência suprema, o criador ou causador de todas as coisas que acontecem por um simples ato de sua vontade.
Com essa filosofia, visualizamos a busca constante em acreditar num ser maior, encontrando o equilíbrio espiritual, renovando a energia na fé e sempre que possível ajudando ao próximo. E entrando nessa magia da festa popular, a encantar e a nos inspirar a cada dia, estreando no carnaval virtual, a GRESV Viúva Negra chega com a intenção de contar um pouco sobre os “Anjos” existentes, trazendo nesse enredo a importância cultural deste tema, bem como suas crenças. O que queremos, acima de tudo, é apresentar um tema para irradiar os sentimentos principais desta nova escola virtual: A alegria e a emoção limpa, espontânea e sincera, com vibrações de amor, paz ao próximo e a nossa terra e que possamos nos conduzir a um mundo mais justo e melhor. Acredite, a fé sempre moverá montanhas, a fé quebra barreiras, a fé faz o impossível se tornar possível e através das bênçãos de Deus, vem do reino dos céus a luz que chega até você.
Venha com a gente e nos diga… Qual seria sua melhor definição para “Anjos”?

SINOPSE:

SETOR 1 – TEMPO DE CRIAÇÃO

Começamos nossa viagem com a história que diz que Deus criou a Terra em seis dias e no sétimo descansou, e, neste tempo, também criou os seres mais perfeitos, que são os anjos soldados do reino celestial, que têm a missão de emanar luz na Terra e na humanidade protegendo-nos, e nos encaminhando para o progresso moral e certamente, muitas vezes espiritual. E, com toda sua sabedoria e bondade, Deus então concedeu a estes anjos o livre arbítrio. Nada foi imposto por Deus, ele somente pediu que estes anjos passassem isto para a humanidade, para que todos possuíssem o mesmo direito de escolha. Podemos colocar algumas questões interessantes como que espécie de existência têm os anjos, quais são as suas tarefas e como é que podemos contactá-los… Mas, os anjos são apenas mensageiros. Eles podem até intervir no destino dos homens, mas sem determinar de maneira absoluta o seu futuro. Ao contrário do que é sugerido por modernas formulações de leis espirituais, os anjos só impelem ou sugerem os homens na medida exata da sabedoria da sua espiritualidade e em conformidade com a identidade do Eu próprio de cada pessoa. A liberdade essencial dos homens, enquanto seres espirituais, não é alterada.
Assim, os anjos se mobilizam através de contínuas e delicadas operações nas esferas da imaginação, inspiração e intuição, sugerindo isso à mente mais profunda dos homens. Além disso, em determinados momentos de “emergência” eles podem intervir instantaneamente em estados mais densos da consciência das pessoas, a fim de provocar certos acontecimentos. A história da humanidade está repleta dos mais variados exemplos de impulsos súbitos, por vezes absolutamente irracionais, que podem dominar uma pessoa em estado de vigília ou em sonhos, revelando-se depois como providenciais para determinados acontecimentos importantes na sua vida pessoal ou coletiva. Por outro lado, uma pessoa pode também se fechar ou endurecer intimamente, até ao ponto de não estar receptiva ou perceptiva para estes instantes. A sua condição pode então ser simplesmente comparada à de um telefone desligado, incapaz de receber as “chamadas” dos anjos. Os anjos têm além disso uma percepção sintética sobre os destinos comuns de variadas pessoas, de modo que conseguem interferir providencialmente também nos assim chamados “acasos” entre pessoas. Trata-se simplesmente de uma evolução natural daquilo que se vem preparando há séculos, como chance de desenvolvimento espiritual para a humanidade. E com a exploração desta fantasia e da imaginação que instigamos a criatividade e fortaleceremos a interação entre Deus e Anjos.

SETOR 2 – ANJOS DA VIDA

Sempre temos os maiores sonhos… Conquistar uma moradia, um bom emprego, uma boa família, bons amigos… O sonho é o grande motor do progresso da humanidade. E, graças a um Homem, muitos destes sonhos serão realizados. Como diz sabiamente aquele samba, sonhar não custa nada ou quase nada… Sonhos antigos que conseguimos realizar, temos muito que comemorar e cada vez querer mais e mais. Aí quando não conseguimos aparecem os “anjos da vida” que nos dão caminhos e trilhas a percorrer de forma mais fácil, mesmo com caminhos difíceis. Quando os dois se juntam, é certeza de sucesso. Afinal, as duas paixões são capazes de mobilizar uma grande quantidade de pessoas que, de uma forma ou de outra, sempre andarão juntas pelo mesmo prazer e objetivo. Mas, “se Deus é puro amor e bondade, por que existe o mal”? A resposta está sempre na ponta da língua: por causa do livre arbítrio. Deus teria deixado a critério dos homens fazer o bem ou o mal. E em um certo dia, ele voltará para acertar essas contas. Então os bons irão para o Céu e os maus para o inferno. Simples demais, não? A Ciência não descarta Deus. Ele poderá existir, ou não. Isso é irrelevante. Caso ele exista, certamente não é aquele “deus bíblico”. É alguém infinitamente maior e melhor. Ou aquele que está em nosso lado quando menos esperamos ou quando mais precisamos. Somos ainda muito atrasados mentalmente, infelizmente o ser humano, mesmo com livre arbítrio dado por Deus, ainda prefere praticar o mal… Mas, provavelmente os praticantes do bem que a Bíblia também chama de anjo, poderiam ser seres que viviam nas nuvens, lutando contra esse mesmo mal, que caíram na terra. Também poderia falar que tudo, na medida em que viver o que esta estranha vida pode e tem condições de nos oferecer é um eterno aprendizado, assim saberíamos reconhecer o momento da decisão e da escolha e, porque não dizer, de sonhar. Uma troca intensa e feliz, ocupando os homens de uma maneira especial, não só durante cada minuto da vida, mas com as forças de destino que trabalharam no passado e estão agora no presente trabalhando sobre os todos os homens. Mais importante do que tudo, graças a uma consciência dos caminhos e descaminhos já trilhados pelos homens ao longo dos anteriores séculos e milênios, os seus atos, sofrimentos, negligências e aspirações de vida, estes anjos sabem o que é necessário para sermos mais tranquilos e felizes, e, passarmos isso para nosso semelhante.

SETOR 3 – SOMOS TODOS ANJOS

Interpretações desencadeadas se sustentam no depoimento do I Ching: “Ao término de um período de decadência sobrevém o ponto de mutação. A luz poderosa que fora banida dos céus ressurge. Há movimento, mas este não é gerado por força. O movimento é natural, surge espontaneamente. Por essa razão, a transformação do antigo torna-se fácil. O velho é descartado, e algo novo é recriado”. Construir significados sobre isso exige muita aprendizagem para superarmos a indiferença e a mera constatação somente movidos pela curiosidade, pela convicção de que somos seres critico-reflexivos, capazes de intervir no ambiente em que vivemos. Nosso potencial como seres humanos libera capacidades e habilidades para superarmos a neutralidade, assumindo posições, para bem ou para mal, gerando mudanças.
Percebemos então que nosso papel no mundo não é só de quem constata o que ocorre, mas também o de quem intervém como participante destas ocorrências. Não somos apenas objeto da História, somos sujeito igualmente. E isto nos remete à necessidade de não somente passar pelo tempo, e sim viver todos estes momentos quando produzidos por sujeitos reais na sua totalidade, permeando suas conexões, com verdadeiras possibilidades de reconceber o tempo, sensíveis também à possibilidade de nova humanização e assim uní-los com nossos pensamentos e objetivos. Percebemos assim, que está em curso um histórico processo de expansão e revelação de forças espirituais, que não tem paralelo na história do mundo. Um dos seus efeitos é o despertar simultâneo de milhões de pessoas para a necessidade da qualidade imaterial da vida e a permanente luta pela afirmação da sua personalidade auxiliadora. E com isso, desmontamos a fantasia da invisibilidade dos anjos, como se isso fosse prova de que eles não existem. Afinal, há várias coisas neste mundo invisíveis a alguns olhos e ninguém se preocupa em provar se existem ou não. Como igualmente invisível, uma declaração de amor inesperada, uma palavra amiga proferida num momento de aflição ou uma mão amiga estendendo-se em boas causas.

SETOR 4 – ANJOS DE DEUS

A busca constante em acreditar num ser maior, buscando o equilíbrio espiritual, renovando a energia na fé e a luta por uma paz mundial estará retratada em nosso último setor, pois a luz que rege o planeta vem do reino dos céus. Deus designa Miguel, Gabriel e Rafael para a missão de expulsar Lúcifer, por ser um anjo que dentre todos os anjos, possuía ganância e quando a vaidade falou mais alto, este se levanta contra Deus para tentar roubar seu trono.
Assim, os anjos do bem do reino celestial ficam revoltados e entram em uma guerra que dura três dias e três noites. Lúcifer e os rebeldes então são derrotados e expulsos do reino dos céus. Com esta vitória de Miguel, Gabriel e Rafael, Deus os nomeia como príncipes do reino celestial, cada um deles com missões definidas por Deus para auxiliar na evolução dos homens na terra. Mas, a Igreja nos ensina que há 9 coros de anjos, divididos em 3 hierarquias, seguindo o critério tradicional, os Coros ou Ordens Angelicais são divididos em Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. Estes anjos são seres que têm mais poder e habilidades do que os humanos, vivem no domínio espiritual, que é um nível de existência acima do Universo físico, por isso, estes seres celestiais seriam os espíritos elevados de benignidade superior que são protetores dos mais necessitados e mensageiros do amor e atuam assim como informantes dos desígnios divinos, como foi no caso de Gabriel na Anunciação a Maria. Com isso, diversificam-se por formas segundo a disposição da matéria angelical que existe e segundo a essência própria de cada um dos anjos, que, por sua vez, não existe de outro anjo e que se submete às formas segundo a distinção da bondade deste anjo, que é distinta da bondade de outro anjo. O mesmo se segue da grandeza, do poder, etc. E se isso não fosse assim, haveria nos anjos falta de grandeza por essência e por ato contra a perfeição que a grandeza de Deus possui. Assim, nesta viagem virtual terminamos com a mesma pergunta que começamos… Qual seria sua melhor definição para “Anjos”?

https://estiloadoracao.com/o-que-sao-anjos/https://www.observatorioldigital.ufscar.br/wp-content/uploads/tainacan-items/12463/15117/Dissertacao.-Laura-N.-Pacheco.pdfhttps://repositorio.unb.br/bitstream/10482/10066/1/ARTIGO_TempoAnjosEnsinaram.pdfhttps://www.scielo.br/j/rbhe/a/SZXqpWwywWrMF9nVPtFjyTv/?format=pdf&lang=pthttps://pt.wikipedia.org/wiki/Anjohttps://www.infoescola.com/cristianismo/anjos/https://blog.cancaonova.com/redacao/anjo-da-guarda-o-intercessor-enviado-por-deus/https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-anjos/

Comentários do Facebook
%d blogueiros gostam disto: